Acessibilidade / Reportar erro

ARI CUNHA E AS CRÍTICAS AO SISTEMA DE ENSINO DE BRASÍLIA NA COLUNA VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)

ARI CUNHA AND THE CRITICISMS TOWARDS THE EDUCATION SYSTEM OF BRASÍLIA PUBLISHED IN THE COLUMN VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)

ARI CUNHA Y LA CRÍTICA DEL SISTEMA EDUCATIVO EN BRASÍLIA EN LA COLUMNA VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)

ARI CUNHA ET LA CRITIQUE SU SYSTÈME D’ENSEIGNEMENT DE BRASILIA DANS LA COLONNE VISTO, LIDO E OUVIDO (CORREIO BRAZILIENSE, 1960-1965)

Resumo

Tomando como fonte o jornal Correio Braziliense, mais especificamente a coluna “Visto, Lido e Ouvido”, da autoria do jornalista Ari Cunha, o artigo tem por objetivo analisar as críticas nela veiculadas ao sistema de ensino de Brasília entre os anos de 1960 a 1965. Ao interrogar a coluna em questão, foi possível observar os impasses enfrentados no processo de implantação do sistema de ensino na capital federal: problemas relacionados ao financiamento do ensino; a falta de merenda escolar nos primeiros anos de funcionamento das escolas; os obstáculos ao provimento material dos escolares numa cidade ainda em formação; o surgimento da necessidade do transporte escolar; a implantação desigual do sistema de ensino no Bairro da Asa Norte e a instabilidade da condição docente na cidade.

Palavras-chave:
Brasília; Sistema de Ensino; Século XX

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com