Acessibilidade / Reportar erro

UMA MULHER DECENTE, UMA PROFESSORA COMPETENTE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (IEEL, DÉCADA 1970)

UNA MUJER DIGNA, UNA DOCENTE COMPETENTE: PRÁCTICAS DE EDUCACIÓN DEL CUERPO EN LA FORMACIÓN DE MAESTRAS (IEEL, 1970's)

A DECENT WOMAN, A COMPETENT TEACHER: BODY EDUCATION PRACTICES IN TEACHER EDUCATION (IEEL, 1970's)

UNE FEMME DÉCENTE, UNE ENSEIGNANTE COMPÉTENTE: PRATIQUES D'ÉDUCATION DU CORPS DANS LA FORMATION DES ENSEIGNANTS (IEEL, ANNÉES 1970)

Resumo

Este artigo analisa, por meio de evidências históricas localizadas no Instituto Estadual de Educação de Londrina-PR (IEEL), quais foram as práticas de educação do corpo presentes na formação de professoras na década de 1970. A educação do corpo, seguindo as teorias de Norbert Elias, é um fenômeno humano histórico e processual equivalente às constantes apropriações civilizatórias por parte do indivíduo na vida em sociedade. As fontes históricas (atas de reuniões, relatórios, programas de disciplinas e outras) permitiram investigar a formação de professoras. Para análise, foram considerados três parâmetros: as práticas de controle, inspeção e vigilância; os conteúdos, as disciplinas e os saberes formativos; e, as práticas educativas complementares. Como resultado, esperava-se das mulheres em formação de professoras um conjunto de princípios, valores e comportamentos que eram socialmente reforçados - dentro e fora da escola - e que as educavam em uma direção própria, a saber, uma mulher decente e uma professora competente.

Palavras-chave:
educação do corpo; Norbert Elias; educação da mulher; história da formação de professores/as

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com