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AS LUTAS SOCIAIS E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

LAS LUCHA SOCIAL Y EL PROCESO DE CONSTRUCCIÓN DE LA EDUCACIÓN EN EL CAMPO DEL NORTE DE ESPÍRITO SANTO

SOCIAL STRUGGLES AND THE CONSTRUCTION PROCESS OF RURAL EDUCATION IN THE NORTH OF ESPÍRITO SANTO

LES LUTTES SOCIALES ET LE PROCESSUS CONSTRUCTION DE L'ÉDUCATION DE LA CAMPAGNE AU NORD DU SAINT-ESPRIT

RESUMO

Objetivamos com este estudo apresentar os principais marcos históricos da luta pela construção da Educação do Campo no norte do estado do Espírito Santo. A investigação, de natureza qualitativa, se fundamenta no pensamento de Caldart (2005, 2008, 2009, 2015); Fernandes (2001, 2009); Scarim (2009) e outros. A partir dos registros históricos destacados ressaltamos que as experiências educativas que os camponeses do norte capixaba têm construído estão inseridas em um contexto de luta e confronto mais amplo contra os vários mecanismos de dominação social. Estes processos socioeducativos, que surgem e avançam a partir das tentativas de superar as formas de reprodução das desigualdades sociais, evidenciam que o campesinato é uma realidade social viva e que, de modo contínuo, cria estratégias para garantir sua permanência histórica.

Palavras-chave:
Educação do Campo; lutas sociais; norte capixaba

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