Acessibilidade / Reportar erro

Apropriações dos saberes pedagógicos no início da formação: manuais e provas da Escola Normal de São Paulo (década de 1870)

Appropiation of pedagocical knowledge during teaching formation: guidebooks and tests of Escola Normal in São Paulo (in the 1870's)

L'acquisition de savoirs pédagogiques au début de l'éducation: les manuels et les examens de l'école normale de São Paulo (décennie 1870)

Apropiaciones de los saberes pedagógicos en el inicio de la formación: manuales y pruebas de la escuela normal de São Paulo (década de 1870)

O artigo que aqui se apresenta examina manuais e provas feitas pelos estudantes da Escola Normal de São Paulo nos anos de 1870. Isso significa perguntar quais temas, conteúdos e referências eram ensinados no início da docência e como esses saberes eram lidos, interpretados, citados, enfim, de que modo eram apropriados. Os livros e exames analisados são indícios exemplares do que se ensinava e do que se aprendia num curso ainda em consolidação. Os livros e as provas em pauta foram, em suma, produtos e produtores de uma institucionalização e formalização dos saberes do início do magistério, revestindo-se dos temas previstos para estudo na Escola Normal, dos modos como foram desenvolvidos e da maneira como foram selecionadas e mobilizadas as referências do curso.

manuais pedagógicos; Escola Normal; cultura escolar


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com