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Da origem do nome, descobrimento do Estado e capitania do Maranhão |
Descrição e história do Estado do Maranhão em que detalha as capitanias e missões existentes. |
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Do que obraram os Padres missionários em tempo do governo do primeiro governador do Estado, e do segundo em que fez a viagem para Quito, e do terceiro, em que os holandeses tomaram o Maranhão. |
O autor faz uma descrição minuciosa da expedição patrocinada pelo rei Felipe II que intentava abrir caminhos mais rápidos até a colônia espanhola no Peru. Relata o levante popular que expulsou os holandeses do Maranhão e ressalta o papel de Antonio Vieira como responsável pela efetivação da missão no Estado, em 1653, ao conquistar o governo temporal dos indígenas garantindo o seu aldeamento, condição decisiva para a catequese. |
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Do que os padres obraram desde o ano de 1655 até o ano da sua primeira expulsão, em 1661. |
Focaliza as ações de Antonio Vieira e suas conquistas para o desenvolvimento da missão como a escrita do regulamento dos aldeamentos - A visita, bem como a luta contra a escravidão indígena. Detalha a distribuição dos missionários pelas missões no Estado, incluindo sua própria chegada na missão em 1661, e sua primeira experiência em terras amazônicas. Para escrever esses relatos é provável que ele tenha utilizado as cartas do próprio padre Vieira. |
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Levantamento do povo do Maranhão e Pará contra os padres da Companhia de Jesus, enquanto se institui a missão do rio das Amazonas com missionários e residências em Tapajós. |
São detalhadas sua experiência quando do primeiro levante contra os jesuítas em 1661, momento em que estava na missão do Tapajós e por isso acabou escapando da expulsão por ter se escondido na mata. |
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Do que se obrou do ano de 1667 até o ano 1684 |
Narra o desenvolvimento da missão destacando a criação do bispado em 1680 e o comércio das drogas do sertão - cravo, cacau e as salinas dos padres. Ressalta a promulgação da lei que proibia a escravização do índio em 1680 e os distribuía entre colonos e padres. |
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Das cousas que sucederam a missão em tempo do governo do Padre Pero Luiz Gonsalvi, Romano. |
Relata sua experiência como reitor do Colégio Nossa Senhora da Luz em São Luís iniciado em 1674 e diversas situações vividas entre os padres da companhia e o governo do Estado do Maranhão demonstrando a inter-relação entre o governo temporal e o espiritual com o destaque para a nomeação do primeiro bispo do Estado, D. Gregório dos Anjos. |
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Do levantamento do povo do Maranhão, expulsão e restituição dos padres missionários da Companhia de Jesus. |
Trata da Revolta de Beckman em que a disputa pela mão de obra do trabalho indígena ocasiona nova expulsão dos jesuítas do Estado do Maranhão em 1684. Bettendorff foi deportado inicialmente para o Estado do Brasil, e eleito representante da missão para tratar das questões em torno do governo temporal dos índios na corte em Lisboa de onde retornou em 1687. Suas negociações favoreceram a promulgação do Regimento das missões em 1688 que devolveu aos jesuítas os poderes legais no manejo do nativo. |
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Põe-se a missão em estado maior e sua última consistência. |
Relata os detalhes da missão na retomada do governo temporal e espiritual dos índios como o zelo no cuidado com as igrejas e capelas. Também aborda as vicissitudes enfrentadas nesse período como uma epidemia de varíola ocorrida em 1695 que vitimou a maioria das pessoas do colégio do Maranhão, das aldeias e engenhos dos inacianos. A epidemia iniciada em São Luís se estendeu por várias vilas incluindo algumas da capitania do Pará e cidade de Belém. |
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Relata-se a repartição das missões que se fez, por ordem de Sua Majestade entre os missionários das religiões e o que obrou superior novo, Bento de Oliveira, em tempo de seu governo. |
Trata do conflito quanto às áreas de atuação das diversas ordens religiosas já estabelecidas na Amazônia no final do século XVII ficando a região do Cabo Norte (Macapá) a cargo dos Capuchos da Piedade. |
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Trata-se das cousas da missão acontecidas em tempo do superiorado do Padre José Ferreira. |
Narra os conflitos entre o governador do Estado do Maranhão como o novo bispo no final do século XVII, motivados pelas divergências sobre a jurisdição sobre as relações civis dos habitantes do Estado. A crônica se encerra sem o desfecho final da contenda. |