Acessibilidade / Reportar erro

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O ENSINO ANALISADOS EM DUAS OBRAS CLÁSSICAS: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES

THE HISTORY OF EDUCATION AND TEACHING DISCUSSED IN TWO CLASSICAL WORKS: CÁRCEL DE AMOR AND LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES

LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y LA ENSEÑANZA ANALIZADAS EN DOS OBRAS CLÁSICAS: CÁRCEL DE AMOR Y LA VIDA DE LAZARILLO TORMES

L'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION ET L'ENSEIGNEMENT À PARTIR DE DEUX ŒUVRES CLASSIQUES: CÁRCEL DE AMOR ET LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar duas obras clássicas, no ensino da literatura espanhola medieval: Cárcel de Amor, escrita no século XV por Diego de San Pedro, e La vida de Lazarillo de Tormes, romance anônimo escrito no século XVI, no ensino. Partimos do pressuposto que, as obras clássicas auxiliam-nos a entender melhor o passado e, consequentemente, podem ser consideradas como instrumentos para a compreensão e desenvolvimento do ensino. O objetivo central é evidenciar, por meio das obras, os acontecimentos cotidianos de cada período e analisar, como exemplo em Cárcel de Amor, a luta pela manutenção do amor e sentimentos demonstrados, principalmente, pelos nobres. Tais sentimentos tornaram-se modelo de aprendizado para a organização da sociedade. Para atender tal propósito por meio de um estudo bibliográfico, embasado na análise histórica promovida e fundamentada por autores da História Social, como Marc Bloch, apresentamos os aspectos de ensino e a aprendizagem presentes nas duas obras. Em seguida, abordamos as obras clássicas e seu conhecimento histórico para o ensino.

Palavras-chave:
história da educação; ensino; obras clássicas; literatura espanhola

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com