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CONTEXTOS, PRÁTICAS E INSTITUIÇÕES: O ENSINO SECUNDÁRIO E A ORGANIZAÇÃO DE REPERTÓRIOS PEDAGÓGICOS NO SEGUNDO REINADO

CONTEXTS, PRACTICES AND INSTITUTIONS: SECONDARY EDUCATION AND THE ORGANIZATION OF PEDAGOGICAL REPERTOIRES IN DOM PEDRO II´S REIGN IN BRAZIL

CONTEXTOS, PRÁCTICAS E INSTITUCIONES: EDUCACIÓN SECUNDARIA Y LA ORGANIZACIÓN DE REPERTORIOS PEDAGÓGICOS EN EL REINADO DE DON PEDRO II EN BRASIL

CONTEXTES, PRATIQUES ET INSTITUTIONS: L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE ET L'ORGANISATION DES REPERTOIRES PEDAGOGIQUES DANS LE REGNE DE DOM PEDRO II AU BRESIL

Resumo

Este texto reconhece uma dinâmica interna às instituições de ensino secundário no Império do Brasil. O seu desenvolvimento se dá por meio da observação da dinâmica pedagógica de três colégios considerados chave: o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, capital do Império; o Ginásio Baiano, de Salvador; e o Culto à Ciência, em Campinas. Tal dinâmica partilha elementos comuns, como a regularidade no ensino, a ênfase nas humanidades e o funcionamento em regime de internato, mas também possui variações que teriam relação com o contexto no qual cada colégio se insere. Assim, tomado de Ann Swidler, o conceito de repertório permite articular aspectos da cultura - neste caso, pedagógica - às dinâmicas políticas de cada contexto, iluminadas pela atuação de docentes como Abílio Borges e João Köpke.

Palavras-chave:
educação; política; mediações

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