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PEDAGOGIAS DAS BOAS MANEIRAS: FORMANDO CIDADÃOS CIVILIZADOS E HIGIÊNICOS1 1 A pesquisa que resultou neste artigo contou com o auxílio dos seguintes bolsistas de Iniciação Científica: Thanise Guerine Atolini, Jéssica Lein e Vitor Costa.

PEDAGOGIES OF GOOD MANNERS: FORMING CITIZENS CIVILIZED AND HYGIENICS

PEDAGOGÍA DE LAS BUENAS COSTUMBRES: FORMANDO CIUDADANOS CIVILIZADOS Y HIGIÉNICOS

PEDAGOGIE DES BONNES MANIERES: LA FORMATION DES CITOYENS CIVILISES ET HYGIENIQUES

Resumo

A presente pesquisa investiga as narrativas da coluna Da Educação, veiculadas no jornal de imprensa negra O Exemplo (1892-1930), entre 1916 e 1917, na cidade de Porto Alegre (RS), na perspectiva teórica dos Estudos Culturais e da História da Educação. O objetivo central desse estudo é discutir e problematizar o potencial pedagógico dessa mídia impressa, analisando como essas narrativas buscaram educar a comunidade negra no período pós-abolição. Entre os resultados, destaca-se que narrativas normativas, disseminaram regras de conduta e de comportamento, “pedagogias das boas maneiras”, que deveriam ser seguidas pelos negros (as), em diferentes espaços sociais, visando reeducá-los e torná-los cidadãos civilizados e higiênicos, a fim de melhor integrá-los na sociedade brasileira da época.

Palavras-chave:
imprensa negra; pedagogias; história da educação; civilidade

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