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EDUCAÇÃO DO ANORMAL A PARTIR DOS TESTES DE INTELIGÊNCIA

EDUCACIÓN DEL ANORMAL A PARTIR DE LAS PRUEBAS DE INTELIGENCIA

EDUCATION OF THE ABNORMAL FROM THE INTELLIGENCE TESTS

ÉDUCATION DE L'ANOMAL AUX ESSAIS D'INTELLIGENCE

Resumo

A pesquisa busca compreender a presença dos testes de inteligência no campo da educação especial no Brasil. Para tanto, se vale de um estudo documental e bibliográfico a partir de fontes que remontam o contexto da educação no Brasil do início do século XX à década de 1970. Expõe o processo de construção do teste de Binet-Simon, bem como sua entrada ao Brasil no ano de 1906. Discute a aplicação do teste no campo educacional, mais especificamente na educação especial. Como resultado, apresenta a ausência de políticas públicas de atenção à pessoa com deficiência, a relação direta da educação com o campo da saúde pautada no diagnóstico e a caracterização do teste como determinante para o processo de exclusão e isolamento compulsório da pessoa com deficiência do contexto escolar e social.

Palavras-chave:
Teste de Binet-Simon; Testes de inteligência; Educação especial; educação do anormal; pessoa com deficiência

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