Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINO DE ZOOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM RESGATE HISTÓRICO-DOCUMENTAL (1837-2002)

LA ENSEÑANZA DE LA ZOOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA: UN RESCATE HISTÓRICO-DOCUMENTAL (1837-2002)

THE TEACHING OF ZOOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATION: A HISTORICAL-DOCUMENTARY RESCUE (1837-2002)

L'ENSEIGNEMENT DE LA ZOOLOGIE DANS L'ÉDUCATION BRÉSILIENNE : UN SAUVETAGE HISTORIQUE-DOCUMENTAIRE (1837-2002)

Resumo

A Zoologia é a área da Biologia que estuda os animais em seus diferentes contextos. No presente artigo, o objetivo é promover um resgate histórico do Ensino de Zoologia no Brasil com o recorte temporal do ano de 1837 pelo documento de criação do colégio imperial de Pedro II, onde a Zoologia se apresentou pela primeira vez nos documentos formais, até os Parâmetros Curriculares Nacionais do ano de 2002. Os dados demonstraram dois momentos do Ensino de Zoologia no Brasil: de 1838 a 1982 com a base zoológica estritamente no contexto animal e no saber científico e; a partir de 1982, com a inserção da formação cidadã no conteúdo zoológico e âmbito social, denotando que o processo identitário também se tornou foco do Ensino de Zoologia. Considerando-se tal resgate histórico, conclui-se que o primeiro momento está alinhado a um contexto de Zoologia modernista, e que o segundo momento, quando o processo identitário também se tornou foco, há o advento de Zoologia Pós-Moderna para o Ensino brasileiro.

Palavras-chave:
Zoologia; Currículo; Ensino de Zoologia

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com