Acessibilidade / Reportar erro

UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)

A HISTORICAL STUDY OF THE DEPLOYMENT PROCESS OF THE COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)

UN ESTUDIO HISTÓRICO ACERCA DEL PROCESO DE EJECUCIÓN DEL COLÉGIO TIRADENTES DE LA POLICIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)

UNE ÉTUDE HISTORIQUE SUR ENVIRON LE PROCESSUS DE IMPLANTATION DU COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE UBERABA-MG (1964-1968)

Resumo

O estudo objetiva compreender o processo de implantação do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Uberaba (CTPM-Uberaba), atentando-se para as conjunturas militares, políticas e religiosas das quais o Brasil era palco e, mais especificamente, o Estado de Minas Gerais e a cidade de Uberaba. O recorte temporal compreendeu o período de 1964 a 1968, que corresponde à abertura do colégio, em salas emprestadas do Grupo Escolar Uberaba, e à inauguração do prédio novo. Para tanto, foram utilizadas fontes documentais da época, como legislação, jornal, fotografias e documentos militares. Os resultados mostraram uma preocupação das autoridades civis-militares em difundir os valores militares para além dos quartéis, num período em que o autoritarismo militar vinha ganhando força no Brasil.

Palavras-chave:
Colégio Tiradentes da Polícia Militar-Uberaba (CTPM-Uberaba); ditadura militar; militarismo

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com