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METÁFORAS DA IMPRENSA DIÁRIA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. DO "LONGO 68” AO FINAL DA "TERCEIRA ONDA" NA EUROPA MEDITERRÂNEA E IBEROAMÉRICA

Resumo

Este artigo oferece reflexões e metáforas sobre a imprensa diária no intuito de fornecer outras perspectivas de análise sobre a construção de imaginários sociais da educação. Para isso, são utilizadas as metáforas do "espelho púbico" - com as variantes de Alice e a Mulher de Branco - e do "horizonte de eventos auto-replicantes" associados aos seguintes conceitos: "esfera pública" (Arendt), “memória coletiva" (Halbwachs; Ricoeur), "imaginário social" (Taylor), "comunidades imaginadas" (Anderson), "estratos do tempo" e "prognóstico" (Koselleck). Também apresentamos uma panorâmica dos temas tratados no dossiê intitulado Representações da Universidade nos imaginários sociais da Europa mediterrânea e da Iberoamérica em tempo de mudança (1968-1998).

Palavras-chave:
imprensa diária; universidade; imaginário social; longo 1968; transições democráticas

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