Acessibilidade / Reportar erro

CULTURA MATERIAL, ESPAÇOS E EDIFÍCIOS ESCOLARES NA REVISTA DE PEDAGOGÍA/ ESPANHA: A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS INTERNACIONAIS E O CONTEXTO ESPANHOL (1922-1934)1 Este trabalho foi realizado com auxílio financeiro da Capes, processo número: 99999.005589/2014-02.

MATERIAL CULTURE, SPACES AND SCHOOL BUILDINGS IN THE PEDAGOGY MAGAZINE/SPAIN: THE CIRCULATION OF INTERNATIONAL IDEAS AND THE SPANISH CONTEXT (1922-1934)

CULTURA MATERIAL, ESPACIOS Y EDIFICIOS ESCOLARES EN LA REVISTA DE PEDAGOGIA/ESPAÑA: LA CIRCULACIÓN DE IDEAS INTERNACIONALES Y EL CONTEXTO ESPAÑOL (1922-1934)

CULTURE MATÉRIEL, ESPACES ET BÂTIMENTS SCOLAIRES DANS LE REVISTA DE PEDAGOGÍA /ESPAGNE: LA CIRCULATION DES IDÉES INTERNATIONALES ET CONTEXTE ESPAGNOL (1922-1934)

Resumo

Neste estudo é analisado um conjunto de 20 artigos da Revista de Pedagogía, Espanha, publicados entre os anos 1922-1934, que abordam os temas relacionados aos espaços, edifícios escolares e ao mobiliário escolar. O periódico, fundado e dirigido por Lorenzo Luzuriaga entre os anos de 1922-1936, era destinado especialmente para professores, diretores, inspetores, professores de institutos e universitários. Constatamos que os artigos apresentam concepções internacionais relacionadas às novas tendências dos espaços escolares, especialmente sobre as escolas ao ar livre e o mobiliário. Em relação ao contexto espanhol aborda-se as construções escolares e os investimentos materiais num intenso debate entre a necessidade de expansão para as regiões mais distantes do país e as construções monumentais dos grandes centros urbanos.

Palavras-chave:
imprensa pedagógica; cultura material; edifícios escolares; espaço escolar; mobiliário escolar

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com