Acessibilidade / Reportar erro

D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADINO DA INSTRUÇÃO POPULAR EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX1 1 O texto do artigo foi elaborado a partir da tese de doutoramento, As bibliotecas populares em Portugal: entre representações e práticas – o esboçar de uma missão (1870-1930).

D. ANTÓNIO DA COSTA, A DEFENDER OF POPULAR EDUCATION IN PORTUGAL IN THE XIX CENTURY

D. ANTÓNIO DA COSTA, PALADÍN DE LA ÉDUCATION POPULAR EN PORTUGAL EN EL SIGLO XIX

D. ANTÓNIO DA COSTA, UN DÉFENSEUR DE L’ ÉDUCATION POPULAIRE AU PORTUGAL AU XIXᵉ SIÉCLE

Resumo

Neste artigo analisa-se o papel de D. António da Costa no desenvolvimento do ensino público e popular em Portugal, na segunda metade do século XIX. Destaca-se a criação das bibliotecas populares, um dos instrumentos da instrução popular previstos no projeto concebido pelo homem que inaugurou o cargo de ministro da Instrução Pública em Portugal. A sua intervenção ultrapassou a duração deste cargo, iniciando-se uma década antes e prolongando-se depois, através da implementação das bibliotecas populares. Conhecedor da realidade do seu tempo e do seu país, D. António da Costa assumiu posições conciliadoras, acreditando que o sucesso das suas propostas dependia da articulação das iniciativas públicas e privadas, laicas e religiosas, num contexto de intervenção política descentralizada.

Palavras-chave:
biblioteca popular; instrução popular; instrução pública

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com