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AS IDEIAS DE DURKHEIM NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: CIENTIFICIDADE E MORALIDADE LAICA NA VIDA SOCIAL E NA ESCOLA

LAS IDEAS DE DURKHEIM EN LOS MANUALES DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN: CIENTIFICIDAD Y MORALIDAD LAICA EN LA VIDA SOCIAL Y EN LA ESCUELA

THE IDEAS OF DURKHEIM IN THE MANUALS OF HISTORY OF EDUCATION: SCIENTIFIC METHOD AND LAY MORALITY IN SOCIAL LIFE AND IN THE SCHOOL

LES IDÉES DE DURKHEIM DANS LES MANUELS D'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION: SCIENTIFICITÉ ET MORALITÉ LAÏQUE DANS LA VIE SOCIALE ET À L'ÉCOLE

Resumo

Análise das ideias de Durkheim contidas em manuais de História da Educação, com autores estrangeiros, publicados no Brasil entre 1939 e 2010. Partiu-se de Fernandes (1994), Pickering (2008) e Weiss (2009). Percebeu-se que alguns manuais, apesar de não terem mencionado Durkheim diretamente, abordaram ideias próximas de seu pensamento. Os demais, que foram maioria, mencionaram Durkheim em intensidades diferentes. Neles, Durkheim foi tomado simultaneamente como fonte de informações e de análises, mas, também como portador de uma perspectiva original e influente de educação, a pedagogia sociológica. Além disso, foi possível perceber a existência de críticas a seu pensamento, provenientes, sobretudo, dos autores de manuais vinculados ao campo católico.

Palavras-chave:
História; Educação; Formação; Disciplina; Manual; Ensino; Durkheim

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