Acessibilidade / Reportar erro

A MATRIZ PEDAGÓGICA JESUÍTA E A SISTEMÁTICA ESCOLAR MODERNA

THE JESUITS PEDAGOGIC MATRIX AND THE MODERN EDUCATION SYSTEM

EL MODELO PEDAGÓGICO JESUITA Y EL SISTEMA EDUCATIVO MODERNO

LA MATRICE PEDAGOGIQUE JESUITE ET LA SYSTEMATIQUE SCOLAIRE MODERNE

Resumo

A Ratio foi, como o próprio nome indica, a ordenação ou sistematização dos estudos, a primeira que se fez no mundo. Se algumas das características da metodologia que os primeiros Jesuítas aplicavam à educação podem parecer demasiado simples, ou mesmo elementares, têm nos nossos dias a sua atualidade. A emulação foi um dos motores da pedagogia dos Jesuítas: Honesta aemulatio chama-lhe a Ratio, Sancta aemulatio haviam-lhe chamado as Constituições. O facto de a emulação ser uma componente fundamental da pedagogia Jesuíta, levou a que os seus alunos estivessem constantemente ativos e, desse modo, participassem, empenhadamente, no processo ensino-aprendizagem. Este estudo permitiu-nos concluir, que estamos perante um modelo de grande contemporaneidade.

Palavras-chave:
instituições inacianas; Ratio Studiorum; ensino; motivação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com