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EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL. HISTÓRIA, ATUALIZAÇÕES NO PRESENTE E AS CAPTURAS EM TORNO DO CONCEITO DE AUTOGESTÃO: O HOMESCHOOLING

EDUCACIÓN LIBERTARIA EN BRASIL. HISTORIA, ACTUALIZACIONES EN EL PRESENTE Y APROPIACIONES EN TORNO AL CONCEPTO DE AUTOGESTIÓN: EL HOMESCHOOLING

LIBERTARIAN EDUCATION IN BRAZIL. HISTORY, UPDATES IN PRESENT TIME AND THE CAPTURES AROUND THE CONCEPT OF SELF-MANAGEMENT: HOMESCHOOLING

ÉDUCATION LIBERTAIRE AU BRÉSIL HISTOIRE, ACTUALITÉS AU PRÉSENT ET APPROPRIATIONS DE LA NOTION D'AUTO-GESTION: ÉCOLE À DOMICILE

Resumo

Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.

Palavras-chave:
educação libertária; autogestão; neoliberalismo; homeschooling ; escola sem partido

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