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CIRCUITOS E USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES NO ENSINO SECUNDÁRIO BRASILEIRO NA DÉCADA DE 19501 1 O presente artigo é uma versão ampliada e reformatada do texto “Modelos pedagógicos franceses e renovação do ensino secundário brasileiro”, apresentado no XII Congreso iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - Cihela, que se realizou em Medellín (Colombia) de 15 a 18 de março de 2016.

CIRCUITOS Y USOS DE MODELOS PEDAGÓGICOS RENOVADORES EN LA ENSEÑANZA SECUNDARIA BRASILEÑO EN LA DÉCADA DE 1950

CIRCUITS AND USES OF RENEWABLE PEDAGOGICAL MODELS IN THE BRAZILIAN SECONDARY EDUCATION IN THE 1950S

CIRCUITS ET UTILISATIONS DE MODÈLES PÉDAGOGIQUES RENOUVELABLES DANS L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE BRÉSILIEN DANS LES ANNÉES 1950

Resumo

Este trabalho se propõe a compreender a circulação e a apropriação de dois modelos pedagógicos franceses que resultaram na construção das classes secundárias experimentais no Brasil na década de 1950. Por um lado, coloca o foco sobre os usos feitos por algumas classes do sistema público paulista das classes nouvelles - ensaio educacional realizado no ensino secundário francês. De outra parte, procura compreender as experiências no ensino secundário em colégios católicos realizadas a partir da pedagogia personalizada e comunitária. Para tanto, esta análise histórica movimenta os conceitos de circulação e de apropriação de Roger Chartier e usa como fontes históricas especialmente relatórios oficiais e relatos de professores.

Palavras-chave:
classes secundárias experimentais; classes nouvelles; pedagogia personalizada e comunitária

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