RESUMO
O artigo aborda o Curso de Organização dos Museus Escolares realizado pelo Museu Histórico Nacional a convite do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), no ano de 1958. O acordo entre as duas instituições visou ministrar um curso de curta-duração destinado a professoras-bolsistas, a fim de capacitá-las a organizarem museus escolares em seus estados de procedência. A formação abarcou os conteúdos de organização, arrumação, catalogação e classificação aplicada a museus. O estudo foi realizado na perspectiva da história da educação e da história dos museus. Foram consultados os relatórios do Museu Histórico Nacional, os escritos das alunas do curso e dos servidores do Museu, bem como a produção museológica brasileira e internacional do contexto. Foi possível identificar um diálogo entre os sujeitos vinculados à educação escolar e aos museus, no qual estavam em debate representações, definições, apropriações e práticas sobre os museus. O estudo permitiu alargar o conhecimento sobre os museus escolares, sobre a atuação educativa do Museu Histórico Nacional e sobre as circulações internacionais no contexto em questão.
Palavras-chave:
Curso de Organização dos Museus Escolares; Museu Histórico Nacional; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); história dos museus