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Formação de profissionais especializados para educação de excepcionais: proposições e representações a partir do impresso periódico Mensagem da APAE (1963-1973)

FORMACIÓN DE PROFESIONALES ESPECIALIZADOS PARA LA EDUCACIÓN DE EXCEPCIONALES: PROPOSICIONES Y REPRESENTACIONES A PARTIR DEL IMPRESO PERIÓDICO MENSAJE DE LA APAE (1963-1973)

TRAINING OF SPECIALIZED PROFESSIONALS FOR EXCEPTIONAL EDUCATION: PROPOSITIONS AND REPRESENTATIONS FROM THE PERIODIC PRINT MESSAGE FROM APAE (1963-1973)

FORMATION DE PROFESSIONNELS SPÉCIALISÉS POUR L’ENSEIGNEMENT EXCEPTIONNEL: pPROPOSITIONS ET REPRÉSENTATIONS À PARTIR DU MESSAGE PÉRIODIQUE D’APAE (1963-1973)

Resumo

Este artigo aborda como era tematizada e representada a formação de profissionais especializados para a educação de excepcionais, sob o influxo da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), entre as décadas de 1960 e 1970, no Brasil, a partir da perspectiva historiográfica da Nova História Cultural. Para tanto, recorreu-se, como fonte de pesquisa, ao impresso periódico Mensagem da Apae, publicação oficial da Federação das Apaes, em seus primeiros dez anos de existência (1963-1973). Pôde-se concluir que tal Federação e suas filiadas buscaram (con)formar, mediante anúncios de cursos divulgados no impresso, um modelo de docente e de técnicos especializados na educação de excepcionais segundo a racionalidade instrumental em vigor naquele período.

Palavras-chave:
Educação de Excepcionais; Formação docente; História da Educação Especial; Imprensa Periódica

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