Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO BRASIL DO SÉCULO 19: COEDUCAÇÃO OU ESCOLAS MISTAS1 Uma versão similar reduzida deste texto foi apresentada como comunicação oral e publicada nos Anais de 36ª Reunião Científica Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, realizada em Goiânia, em 2013.

THE PROCESS OF FEMINIZATION OF TEACHING IN BRAZIL AT THE NINETEENTH CENTURY: COEDUCATION AND MIXED SCHOOLS

LO PROCESO DE ENSEÑANZA EN BRASIL FEMINIZACION SIGLO 19: COEDUCACION O LA EDUCACIÓN MIXTA

LE PROCESSUS DE FEMINISATION DE L'ENSEIGNEMENT AU BRESIL DU SIECLE 19: CO-EDUCATION OU ECOLES MIXTES

Resumo

O estudo tem como propósito compreender o processo de feminização do magistério, tendo como foco central sua relação com a coeducação. Para tanto, analiso alguns discursos de intelectuais, professores e autoridades que defendiam a prática da coeducação nas escolas públicas primárias e procuro demonstrar como tais discursos fizeram eco na sociedade, levando a sua materialização na legislação educacional a partir de meados do século 19. O texto traz uma comparação entre as ações implantadas na Corte e nas províncias do Rio de Janeiro, Mato Grosso e Paraná, articulando discursos e a legislação. A interpretação das fontes utilizadas permite afirmar que os debates e encaminhamentos em torno da coeducação foram elementos centrais para o processo de feminização do magistério. Em torno deles um número cada vez maior de indivíduos, sejam eles autoridades, professores e intelectuais defenderam o trabalho das mulheres no magistério primário, levando à construção de bases legais que garantiam/estimulavam o trabalho feminino nas escolas.

Palavras-chave:
educação no Brasil; século 19; coeducação; feminização do magistério; legislação educacional

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com