Acessibilidade / Reportar erro

O CURRÍCULO ESCOLAR SOB O OLHAR DA HISTÓRIA CULTURAL E A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX

RESUMO

Sob o olhar da história cultural, este artigo analisa disputas sobre finalidades e métodos para ensinar Aritmética nas escolas primárias paranaenses, divulgadas pela revista A Escola, periódico que circulou no estado, no início do século XX. Destaca-se discursos emitidos por intelectuais defensores de um ensino primário laico e gratuito, em que a questão principal, para além da ordem pedagógica, era também de ordem social e política, um aspecto geralmente ausente nas diretrizes curriculares.

Palavras-chave:
história do currículo; história cultural; história das disciplinas escolares; finalidades da aritmética; método de ensino da aritmética

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com