Acessibilidade / Reportar erro

“UMA MODESTA ÁRVORE COMEMORATIVA” - A REVISTA DE ENSINO PRIMÁRIO E O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL (SANTA CATARINA, 1922)

“UNA MODESTA ÁRBOL COMMEMORATIVA” - LA REVISTA DE ENSEÑANZA PRIMARIA Y EL CENTENARIO DE LA INDEPENDENCIA NACIONAL (SANTA CATARINA, 1922)

“A MODEST COMMEMORATIVE TREE” - THE PRIMARY SCHOOL MAGAZINE AND THE Brazil's Centennial Independence. (SANTA CATARINA, 1922)

“UNE MODESTE ARBRE COMMÉMORATIVE” - LE REVUE DE L'ENSEIGNEMENT PRIMAIRE ET LE CENTENAIRE DE L'INDÉPENDANCE (SANTA CATARINA, 1922)

Resumo

Este artigo analisou a publicação da Revista de Ensino Primário (1922) catarinense, atentando para os dispositivos narrativos e as indicações para organização da materialidade escolar em meio às comemorações do Centenário da Independência nacional. Interessou, pois, inquirir as formas pelas quais a revista apresentou dados, citações e referências na tentativa de construir a legitimidade necessária para o exercício do mando por parte da Diretoria Geral da Instrução Pública, então capitaneada por Henrique da Silva Fontes, bem como de dar subsídios à prática docente, sobretudo na instrução primária. Como considerações finais, assinala para as disputas mapeadas por meio das orientações fornecidas na publicação, bem como para o esforço narrativo em inserir a história e a instrução catarinense em um cenário nacional de luta contra o analfabetismo.

Palavras-chave:
História da Educação; Profissão Docente; impressos educacionais

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com