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DISCURSOS SOBRE A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA FORMAL EM PORTUGAL (1880-1950)

DISCURSOS SOBRE LA EMERGENCIA DE LA EDUCACIÓN FORMAL DE LOS NIÑOS EN PORTUGAL (1880-1950)

DISCOURSES ON THE EMERGENCE OF CHILDREN'S FORMAL EDUCATION IN PORTUGAL (1880-1950)

DISCOURS SUR L'ÉMERGENCE DE L'ÉDUCATION FORMELLE DES ENFANTS AU PORTUGAL (1880-1950)

RESUMO

Neste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.

Palavras-chave:
segunda infância; educação de infância; Froebel; Montessori; revistas de educação

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