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OS CONTEÚDOS PARA O ENSINO DE MÚSICA E CANTO ORFEÔNICO NA ESCOLA SECUNDÁRA BRASILEIRA (1931-1946)

THE CONTENT FOR MUSIC EDUCATION AND ORPHEONIC SINGING IN THE BRAZILIAN SECONDARY SCHOOL

LOS CONTENIDOS PARA LA EDUCACIÓN MUSICAL EN ESCUELA SECUNDARIA DE BRASIL

LE CONTENU DE LA MUSIQUE À L'ÉCOLE SECONDAIRE BRÉSILIEN

Resumo

Este artigo investiga os conteúdos adotados no ensino de música e canto orfeônico na Escola Secundária Curitibana durante as décadas de 1930 e 1940. Conforme as análises feitas por Chervel (1990), os conteúdos abordados serão analisados sob duas vertentes, uma sob a ótica legal, revelado pelas leis e decretos de ensino, e outra sob o viés do cotidiano escolar, neste caso, por meio das avaliações encontradas no Colégio Estadual do Paraná nos anos de 1946 e 1947. O artigo está dividido em duas partes. A primeira é dedicada aos conteúdos de música e canto orfeônico a partir da reforma de Francisco Campos, em 1931, e a segunda, é dedicada a partir do ano de 1946, quando por orientação do ministro Raul Leitão da Cunha, o programa da disciplina foi reformulado.

Palavras-chave:
história da educação; arte-educação; educação musical

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