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HUMANISMO E EDUCAÇÃO EM UTOPIA, DE TOMÁS MORUS

Resumo

O chamado “humanismo” renascentista não só foi, embora o fosse centralmente, um movimento educacional, sendo que o seu principal objetivo consistia no desenvolvimento da humanitas através do cultivo dos studia humanitatis, levando em consideração- para tal fim-o modelo dos autores clássicos. Neste sentido, o propósito deste trabalho baseia-se na apresentação das principais ideias de Tomás Morus a respeito da educação tal como aparecem expostas, principalmente na sua renomada obra Utopia (1516), caso se fizer, as mesmas serão localizadas no marco da sua adscrição ao movimiento humanista. Para isso, dedicar-me-ei, no primeiro lugar, a alguns aspectos do pensamento moreano, os quais mantêm uma dependência direta com as ideias pedagógicas de Erasmo. Posteriormente, tentarei mostrar três grandes direcionamentos, com os quais o nosso autor vai além da colocação do resto dos humanistas, mas sem afastar-se do próprio projeto humanista, pelo contrário tentando assumir de forma radicalizada os seus postulados fundamentais.

Palavras-chave:
humanismo; educação; Utopia; Morus; Erasmo

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