Acessibilidade / Reportar erro

POR UMA EDUCAÇÃO VISUAL A PARTIR DOS OBJETOS: DEBATES SOBRE O MÉTODO DUPLO-MUSEU APLICADO ÀS EXPOSIÇÕES

POR UNA EDUCACIÓN VISUAL A PARTIR DE LOS OBJETOS: DEBATE SOBRE EL MÉTODO DOBLE MUSEO APLICADO A LAS EXPOSICIONES

FOR A VISUAL EDUCATION FROM OBJECTS: DEBATES ON THE DOUBLE-MUSEUM METHOD APPLIED TO THE EXHIBITIONS

POUR UNE ÉDUCATION VISUELLE À PARTIR DES OBJETS: DÉBATS SUR LA MÉTHODE DOUBLE-MUSÉE APPLIQUÉ AUX EXPOSITIONS

Resumo

Na primeira metade do século XX agentes brasileiros que atuavam no campo dos museus comprometiam-se com o aprimoramento da função social dessas instituições e, nessa perspectiva, a educação em museus protagonizou os debates. Publicações do período revelam estratégias de uma educação para o “povo” por meio dos objetos. O trabalho propõe analisar o Método Duplo-Museu, que tinha por objetivo de estimular a percepção visual dos visitantes e intensificar o valor pedagógico dos objetos nas exposições.

Palavras-chave:
campo dos museus; história dos museus; educação em museus; educação visual; Método Duplo-Museu.

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com