Acessibilidade / Reportar erro

A LINGUAGEM POSTA À PROVA PELO TEMPO: CARLO GINZBURG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

LA LENGUAJE PUESTO A PRUEBA POR EL TIEMPO: CARLO GINZBURG Y SUS CONTRIBUCIONES A LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN

LANGUAGE PUT TO THE TEST BY TIME: CARLO GINZBURG AND ITS CONTRIBUTIONS TO THE HISTORY OF EDUCATION

LE LANGAGE MIS À L’ÉPREUVE PAR LE TEMPS: CARLO GINZBURG ET SES CONTRIBUTIONS POUR L’HISTOIRE DE L'ÉDUCATION

Resumo

A produção historiográfica de Carlo Ginzburg parece estar cada vez mais consolidada no Brasil, a ponto de ser alvo de inúmeras análises, interpretações e críticas. Contudo, este historiador ainda é pouco conhecido pelo público acadêmico, com destaque para os intelectuais que se debruçam sobre história e história da educação. Partindo deste contexto, a proposta central deste artigo será a de promover reflexões sobre o “paradigma indiciário” proposto por Ginzburg. Para tanto, apresentamos o percurso formativo, as obras de cunho teórico-metodológico e as perspectivas analíticas deste historiador, bem como possíveis relações que se pode estabelecer com os domínios da Linguagem, especificamente a Análise do Discurso, caso da corrente representada por Michel Pêcheux.

Palavras-chave:
Carlo Ginzburg; teoria da história; linguagem; análise de discurso; história da educação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com