Resumo
Neste artigo analisamos dois retratos de Antônio Joaquim Ribas (1818-1890): uma pintura a óleo e uma litografia. Construindo a narrativa a partir de uma interrogação constante dessas imagens, este texto reconstitui as ideias de Ribas, bem como a trajetória do pintor Nicolau Huascar de Vergara (?- 1886) - artista pouco conhecido do século XIX. A seguir, o artigo correlaciona os dois retratos, de modo a iluminar transformações nos modos de representação e autorrepresentação das elites paulistas, num momento em que a cidade passava por profundas mudanças. Trata-se de um estudo particularizado, com problemática específica, a partir do caso do segundo retrato a óleo que veio formar a Galeria do antigo Salão Nobre da Faculdade de Direito de São Paulo e de um retrato litográfico do mesmo professor, realizado concomitantemente ao primeiro, ambos por iniciativa de estudantes.
Palavras-chave:
retrato; Galeria da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Nicolau Huascar de Vergara; Conselheiro Ribas; São Paulo no século XIX