Acessibilidade / Reportar erro

Atividade fitotóxica dos extratos aquosos de Apeiba tibourbou Aubl. e Curatella americana L. na germinação de sementes de Lactuca sativa L.

RESUMO

Aleloquímicos têm sido utilizados como alternativa aos agrotóxicos e inibem a ação de patógenos ou estimulam o crescimento de outras plantas. Este estudo teve como objetivo analisar o potencial fitotóxico da espécie Apeiba tibourbou Aubl. (Malvaceae) pau-de-jangada e Curatella americana L. (Dilleniaceae) lixeira na germinação de sementes de Lactuca sativa L. (Asteraceae). Extratos aquosos de folhas de A. tibourbou e C. americana em diferentes concentrações foram aplicados em sementes de L. sativa durante sete dias. As espécies estudadas apresentam potencial para controlar a germinação de sementes de alface tratadas com extrato de lixeira e pau-de-jangada, principalmente no índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. Os extratos de ambas as espécies apresentam potencial fitotóxico para o controle da germinação.

Palavras-chave:
alelopatia; bioinsumos; espécies nativas

Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com