Visão: conceito de medição: capacidade de enxergar
Enxergar "de perto" está ao alcance do braço; ver "a uma distância" significa o outro lado da rua. "Objetos pequenos" significa tão pequeno quanto um polegar
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1. Enxerga normalmente sem óculos (por exemplo, capaz de enxergar o suficiente para reconhecer objetos pequenos perto de si mesma e pessoas familiares do outro lado da rua).
2. Enxerga normalmente com óculos (por exemplo, capaz de ver o suficiente para reconhecer objetos pequenos perto de si mesma e pessoas familiares do outro lado da rua).
3. Enxerga bem o suficiente para reconhecer pequenos objetos perto de si mas não consegue reconhecer pessoas familiares do outro lado da rua.
4. Enxerga bem o suficiente para reconhecer as pessoas familiares do outro lado da rua, mas incapaz de reconhecer objetos pequenos perto de si mesma, mesmo de óculos.
5. Não é consegue enxergar o suficiente para reconhecer objetos pequenos perto de si mesma ou pessoas familiares do outro lado da rua, mesmo de óculos.
6. Não enxerga nada.
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Audição: conceito de medição: capacidade de escutar |
1. Escuta o que uma pessoa está dizendo em um ambiente comum com ruído de fundo e distrações, sem um aparelho auditivo.
2. Não consegue escutar o que uma pessoa está dizendo em um ambiente comum com ruído de fundo e distrações, mas capaz de escutar o que uma pessoa está dizendo em um ambiente silencioso quando não há distrações concorrentes, sem um aparelho auditivo.
3. Escuta o que uma pessoa está dizendo em um ambiente calmo quando não há distrações concorrentes, mas requer um aparelho auditivo para fazê-lo.
4. Incapaz de escutar o que uma pessoa está dizendo, mesmo em um ambiente calmo e com um aparelho auditivo.
5. Não escuta nada.
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Fala: conceito de medição: capacidade de articular-se claramente (e não a habilidade de usar o idioma em si) |
1. Fala claramente e é entendido por todos.
2. Fala compreendida pelos pais, mas apenas compreendia parcialmente por outros.
3. Fala compreendida parcialmente tanto pelos pais quanto por outros.
4. Nao fala ou faz apenas sons monossilábicos / ininteligíveis (inclui sons entendidos pelos cuidadores).
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Deambulação: conceito de medição: capacidade de se locomover. Equipamento mecânico: bengalas, muletas, aparelhos de proteção, cadeira de rodas / carrinho de criança, empurrar brinquedo / andador, inclui segurar na parede / mobiliário para suporte - não inclui órteses de tornozelo |
1. Caminha, se curva, levanta, salta e corre, assim como outros da mesma idade.
2. Anda, se curva, levanta, salta ou corre com algumas limitações, mas não requer equipamentos mecânicos ou a ajuda de outra pessoa para se locomover independentemente (por exemplo, um caminhante desajeitado e independente).
3. Caminha ou passa sem qualquer ajuda de outra pessoa, mas requer equipamento mecânico (este nível inclui engatinhadores/rastejadores independentes).
4. Não é possível caminhar ou passar sem a ajuda de outra pessoa e também pode exigir equipamento mecânico (por exemplo, carrinho de criança).
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Destreza: conceito de medição: capacidade de executar tarefas finas de coordenação. Capacidade de usar ambas as mãos para brincar, alimentar-se, auxiliar no vestuário e na roupa. As "ferramentas especiais" incluem: órtese especial; Colheres, garfos ou copos adaptados; aros no zíper; pegadores de espuma em marcadores / pincéis |
1. Uso completo de ambas as mãos e dez dedos.
2. Limitações no uso de mãos ou dedos, mas não requer ferramentas especiais ou ajuda de outra pessoa (inclui: lento, estranho, mas independente).
3. Limitações no uso de mãos ou dedos, requer a ajuda de outra pessoa para algumas tarefas (não é independente, mesmo com o uso de ferramentas especiais).
4. Limitações no uso de mãos ou dedos, requer a ajuda de outra pessoa para todas as tarefas (não independente mesmo com o uso de ferramentas especiais).
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Emoção: conceito de medição: frequência de sofrimento emocional |
1. Geralmente alegre e interessado nas atividades diárias.
2. Ocasionalmente irritável, inquieta, infeliz ou desinteressada nas atividades diárias.
3. Muitas vezes irritável, inquieta, infeliz ou desinteressada nas atividades diárias.
4. Sempre ou quase sempre irritável, inquieta ou infeliz e geralmente desinteressada nas atividades diárias.
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Cognição: conceito de medição: capacidade de pensar e entender como resolver os problemas do cotidiano. Problemas diários, ex. obtendo um biscoito, bebida derramada - precisa reconhecer um problema e gerar possíveis soluções; seguir uma instrução de dois passos |
1. Capaz de pensar e entender como solucionar problemas do dia a dia tão bem quanto outros da mesma idade.
2. Tem um pouco mais de dificuldade do que as outras na mesma idade ao tentar pensar e entender como resolver problemas diários.
3. Tem muito mais dificuldade do que as outras na mesma idade ao tentar pensar e entender como resolver os problemas do cotidiano.
4. Incapaz de pensar e compreender como resolver os problemas do dia a dia.
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Dore desconforto: conceito de medição: frequência de dore interrupção de atividades |
1. Livre de dor e desconforto (por exemplo, geralmente não tem dor de ouvido, constipação, dor de dente).
2. Dor ocasional, sem interferência nas atividades normais.
3. Dor frequente que interfere na maioria das atividades normais.
4. Dor constante que interfere em todas as atividades normais.
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