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Reflexos da formação interprofissional na trajetória profissional: percepção de egressas de Terapia Ocupacional

Effects of interprofessional education on career trajectories: perceptions of occupational therapy graduates

Reflejos de la formación interprofesional en la trayectoria profesional: percepción de egresados de Terapia Ocupacional

Resumo

A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) constitui-se como uma estratégia para formação de profissionais capazes de trabalhar em equipe por meio de competências colaborativas e da aprendizagem baseada em interações. O Projeto Pedagógico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseia-se nos princípios da EIP para a formação de profissionais, dentre eles, terapeutas ocupacionais. Objetivou-se compreender a influência da formação interprofissional na trajetória profissional de terapeutas ocupacionais egressas da Unifesp. Pela abordagem qualitativa, produziram-se informações por aplicação de formulário on-line semiestruturado, analisado posteriormente com base na Análise Temática. Os resultados revelaram que a formação interprofissional possibilita segurança às profissionais nas práticas colaborativas, no fomento ao trabalho em equipe e no desenvolvimento de ações que visam à integralidade do cuidado. Notou-se, porém, dificuldades no reconhecimento da identidade profissional da Terapia Ocupacional e na ação conjunta com profissionais formados em perspectiva disciplinar.

Terapia ocupacional; Educação interprofissional; Egressos; Relações interprofissionais

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