Open-access Loucura sem Estado: práticas de apoio mútuo e ativismo comunitário em saúde mental da organização “Autogestión Libre-mente”

Resumo

Este texto aborda a invenção de outras formas de bem-estar e cuidado em torno de necessidades não cobertos pelo sistema de saúde mental. Através de uma abordagem etnográfica, são estudadas as práticas de ativismo comunitário e apoio mútuo do coletivo “ Autogestión Libre-mente ”, um grupo de Santiago do Chile que realiza reuniões semanais sob os princípios de associação voluntária e apoio entre pares. Os valores da horizontalidade e da reciprocidade como eixos de trabalho partilhado implicam um forte teor político e um sentido “terapêutico”, sem que este seja o propósito explícito das atividades que organizam. Em torno dessa experiência, refletimos sobre as implicações da metodologia assembleia e da democracia deliberativa na configuração de novas formas de saúde mental da comunidade no cenário contemporâneo.

Saúde mental; Apoio mútuo; Comunidade; Autogestão

location_on
UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro