Motivos para a utilização dos formulários de referência
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Suspeita diagnóstica, clínica, resumo, descrever quadro/história clínica, exames, conduta e solicitação da avaliação do especialista* |
Para encaminhar para as especialidades e exames que exigem o preenchimento do formulário* |
Solicitar apoio, conduta clínica, apoio diagnóstico* |
Para que o especialista conheça a história clínica do paciente para melhor avaliação do caso e de seu diagnóstico |
Passar o máximo de informação de forma sucinta não apenas sobre a queixa pela qual está encaminhando |
Resolução de casos clínicos complexos que necessitam da avaliação de um especialista, como hipertensos e diabéticos refratários aos tratamentos clínicos |
Para detalhar o quadro e anotar resultados de exames que indiquem o motivo da indicação ao encaminhamento |
História familiar |
Para especificar a demanda do paciente |
Dificuldades relacionadas à contrarreferência
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Dificuldade de leitura, legibilidade da letra* |
Por ser manuscrito, vem com rasura e danos no papel, impressão ruim* |
Falta de retorno da contrarreferência, só recebe a receita* |
Muita procura/demanda para pouco profissional |
Dificuldade em obter resposta |
Motivos para a não utilização da contrarreferência pelos médicos da AE
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Não compreende a importância ou como funciona a rede e não acha importante o retorno para a PMF, falta de interação entre os níveis* |
Sobrecarga e falta de tempo durante a consulta* |
O médico não tem acesso ao formulário da referência (pois é conduzido pelo paciente) que se perde, o paciente não entrega a contrarreferência na APS* |
Falta de explicação ao paciente para entregar o formulário na APS |
Falta de orientação das chefias dos serviços especializados |
Falta de hábito |
Falta de compromisso com o paciente |
Não sabe responder |
Não acredita ou não se preocupa em realizar a contrarreferência |
Preguiça, pressa durante o atendimento, má vontade, só realiza as anotações no próprio prontuário |
Os especialistas não têm paciência |
O médico especialista pede para ficar com o formulário de contrarreferência |
Motivos para utilização do resumo de alta hospitalar
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Estabelecer e guiar a conduta de acompanhamento clínico e continuidade do tratamento na APS* |
Motivo da internação, tratamento, medicação, exames realizados, condições da alta e orientação quanto aos cuidados pós-alta* |
Referências e acompanhamento do quadro do paciente: adaptação da medicação, encaminhamento para especialistas, solicitação de exames de imagens* |
Informar o histórico do paciente de forma confiável |
Motivo da internação, duração da internação, alta de todos os setores – Psicologia, Fisioterapia, etc |
Manter a linha do cuidado e prevenir novos eventos, evitando nova internação |
Para fornecer um panorama da saúde do paciente na internação e propor futuras intervenções |
Motivos para o não recebimento do resumo de alta hospitalar
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O paciente perde, extravia ou esquece de levar o documento durante o atendimento na APS* |
O paciente alega não ter recebido |
O paciente sai à revelia da internação |
Devido à não gravidade do quadro, paciente não considera importante e não traz |
Falta informação dos direitos do paciente e alguns serviços não fornecem |
O serviço hospitalar não percebe a necessidade de acompanhamento no PMF |
Negligência do profissional e do paciente |
Motivos para utilização dos protocolos
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Padronização da conduta* |
Melhor manejo terapêutico, auxiliar na conduta clínica, facilitar o atendimento, orientações para o tratamento e acompanhamento com base em evidências* |
Conhecimento, aprimoramento e atualização |
Para seguir o que se preconiza em relação à prevenção, ao tratamento e à linha de cuidado |
Tirar dúvidas, consultar os fluxos |
Para alguns agravos específicos – tuberculose, HIV, epidemias/surtos, casos mais complexos |
Criados para serem cumpridos |