Robertson et al . 2323. Robertson KE, Mcdaniel AM. Interdisiplinary professional education: a collaborative clinical teaching project. Am J Pharm Educ. 1995; 59(1):131-6. , 1995, Estados Unidos |
Avaliar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades interprofissionais e a satisfação dos estudantes em relação a uma atividade de EIP desenvolvida na prática clínica. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário pós-intervenção educacional. |
Instrumento quantitativo sem nome específico, desenvolvido pelos autores, que contém 27 itens objetivos avaliados pela escala Likert e três questões abertas. |
Greene et al . 2424. Greene RJ, Cavell GF, Jackson SH. Interprofessional clinical education of medical and pharmacy students. Med Educ. 1996; 30(2):129-33. , 1996, Reino Unido |
Explorar a viabilidade do ensino terapêutico conjunto com os estudantes de Medicina e Farmácia e avaliar a experiência educacional dos estudantes. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário pós-intervenção educacional. |
Instrumento quantitativo sem nome específico, desenvolvido pelos autores, que contém sete itens objetivos, avaliados em relação à concordância ou discordância dos alunos. |
Stewart et al . 2525. Stewart M, Purdy J, Kennedy N, Burns A. An interprofessional approach to improving paediatric medication safety. BMC Med Educ. 2010; 10(1):1-7. , 2010, Reino Unido |
Examinar as atitudes dos alunos em relação à aprendizagem compartilhada e ao conhecimento sobre segurança de medicamentos pediátricos a partir de um workshop interprofissional. |
Métodos mistos. Aplicação de questionário quantitativo validado pré e pós-intervenção. O questionário também incluiu perguntas abertas sobre a experiência de aprendizagem interprofissional. |
Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que contém 19 itens objetivos avaliados pela escala Likert. |
Haddad et al . 2626. Haddad AR, Coover KL, Faulkner M. Development and incorporation of an interprofessional experience into a geriatric pharmacy elective: the first-year experience. Curr Pharm Teach Learn. 2011; 3(2):116-22. , 2011, Estados Unidos |
Descrever o primeiro ano da oferta de uma experiência interprofissional em geriatria e analisar o feedback reflexivo dos estudantes de Farmácia acerca das responsabilidades das outras profissões em relação aos pacientes geriátricos em geral. |
Pesquisa qualitativa. Os alunos foram solicitados a responder perguntas de reflexão acerca do tema. |
Não houve aplicação de questionário. As respostas foram avaliadas por análises temáticas. |
Taylor et al . 2727. Taylor D, Yuen S, Hunt L, Emond A. An interprofessional pediatric prescribing workshop. Am J Pharm Educ. 2012; 76(6):111. , 2012, Reino Unido |
Projetar e implementar workshops sobre prescrição pediátrica e avaliar as mudanças no conhecimento, habilidades e atitudes dos alunos comparando nove workshops interprofissionais com dez workshops não interprofissionais. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação do questionário validado pré e pós-intervenção. |
UWE Interprofessional Questionnaire, composto por quatro diferentes escalas, com um total de 35 itens avaliados pela escala Likert. |
Saunders et al . 2828. Saunders C, Smith A, Watson H, Nimmo A, Morrison M, Fawcett T, et al. The experience of interdisciplinary peer-assisted learning (PAL). Clin Teach. 2012; 9(6):398-402. , 2012, Reino Unido. |
Determinar as opiniões dos alunos sobre a aprendizagem interprofissional assistida por pares e conduzida por alunos sobre equilíbrio hidroeletrolítico. |
Métodos mistos. Pesquisa quantitativa com a aplicação de questionário pré e pós-intervenção. Após a intervenção educacional, a satisfação dos estudantes foi avaliada com questões abertas. |
Instrumento quantitativo sem nome específico, desenvolvido pelos autores, que contém quatro itens avaliados pela escala Likert. |
Hoti et al . 2929. Hoti K, Forman D, Hughes J. Evaluating an interprofessional disease state and medication management review model. J Interprof Care. 2014; 28(2):168-70. , 2014, Austrália |
Avaliar as atitudes dos alunos em relação à educação e à prática interprofissional em instituições de longa permanência, medida com base em três subfatores: capacidade de colaboração, valor na colaboração e conforto na colaboração. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção, contendo uma seção adicional com questões relacionadas aos dados demográficos dos estudantes. |
Interprofessional Socialization and Valuing Scale (ISVS), que contém 25 itens avaliados pela escala Likert. |
Hardisty et al . 3030. Hardisty J, Scott L, Chandler S, Pearson P, Powell S. Interprofessional learning for medication safety. Clin Teach. 2014; 11(4):290-6. , 2014; Reino Unido |
Avaliar a prontidão do estudante para a EIP após a participação em seminários interprofissionais de segurança no uso de medicamentos. |
Métodos mistos. Pesquisa quantitativa: aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. Pesquisa qualitativa: observações, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. |
Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que contém 19 itens avaliados pela escala Likert. |
Anderson et al . 3131. Anderson E, Lakhani N. Interprofessional learning on polypharmacy. Clin Teach. 2016; 13(4):291-7. , 2016, Reino Unido |
Avaliar a percepção dos estudantes em relação à aprendizagem de aspectos clínicos a partir de uma atividade de EIP envolvendo polifarmácia em geriatria. |
Métodos mistos. Pesquisa quantitativa: aplicação de questionário pré e pós-experiência educacional. Questionário qualitativo aplicado após a intervenção, contendo perguntas abertas sobre a satisfação dos participantes. |
Instrumento quantitativo sem nome específico, desenvolvido pelos autores, que contém seis itens avaliados pela escala Likert. |
Wang et al . 3232. Wang J, Hu X, Liu J, Li L. Pharmacy students’ attitudes towards physician pharmacist collaboration: Intervention effect of integrating cooperative learning into an interprofessional team-based community service. J Interprof Care. 2016; 30(5):591-8. , 2016, China. |
Avaliar a mudança nas atitudes dos estudantes de Farmácia e Medicina em relação à colaboração entre médico e farmacêutico após a participação em um evento de EIP em um serviço comunitário. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. |
Scale of Attitudes Toward Physician – Pharmacist Collaboration (SATP2C), que contém 16 itens avaliados pela escala Likert. |
Branch-Mays et al . 3333. Branch-Mays GL, Pittenger AL, Williamson K, Milone A, Hein E, Thierer T. An interprofessional education and collaborative practice model for Dentistry and Pharmacy. J Dent Educ. 2017; 81(12):1413-20. , 2017, Estados Unidos. |
Avaliar a viabilidade de um modelo de EIP e de prática colaborativa; e relatar os resultados clínicos dos pacientes acompanhados pela equipe interprofissional. |
Pesquisa quantitativa. Estudo transversal retrospectivo com identificação e categorização dos problemas relacionados ao uso de medicamentos de 190 pacientes acompanhados. |
Não houve aplicação de questionário. |
Monteiro et al . 3434. Monteiro K, Dumenco L, Collins S, Bratberg J, MacDonnell C, Jacobson A, et al. An interprofessional education workshop to develop health professional student opioid misuse knowledge, attitudes, and skills. J Am Pharm Assoc (2003). 2017; 57(2S):S113-7. , 2017, Estados Unidos |
Implementar e avaliar um workshop interprofissional focado em aumentar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos alunos em relação ao uso indevido de opioides. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário pré e pós-intervenção para estudantes de Medicina – Escala de Conhecimento de Overdose de Opioides (OOKS). Também foi aplicado a todos os alunos um questionário de satisfação. |
The Opioid Overdose Knowledge Scale (OOKS), que contém 45 itens avaliados pela escala Likert. Questionário de satisfação desenvolvido pelos autores, com cinco itens avaliados pela escala Likert. |
Patel et al . 3535. Patel K, Desai U, Paladine H. Development and implementation of an interprofessional pharmacotherapy learning experience during an advanced pharmacy practice rotation in primary care. Curr Pharm Teach Learn. 2018; 10(7):990-5. , 2018, Estados Unidos |
Avaliar o impacto de um estágio interprofissional em Atenção Primária com foco em farmacoterapia nas atitudes e percepções dos estudantes. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-questionário. |
Interprofessional Education Perception Scale (IEPS), que contém 18 itens avaliados pela escala Likert. |
Giuliante et al . 3636. Giuliante MM, Greenberg SA, McDonald MV, Squires A, Moore R, Cortes TA. Geriatric interdisciplinary team training 2.0: a collaborative team-based approach to delivering care. J Interprof Care. 2018; 32(5):629-33. , 2018, Reino Unido |
Descrever a implementação de uma equipe de treinamento interdisciplinar em Geriatria em estágios clínicos e medir a colaboração entre os estudantes participantes dessa equipe. |
Métodos mistos. Pesquisa quantitativa: aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. Pesquisa qualitativa: grupos focais com alunos e preceptores; e entrevistas individuais (com alunos de Farmácia). |
Assessment of Interprofessional Team Collaboration Scale (AITCS II), que contém 24 itens avaliados pela escala Likert. |
Motycka et al . 3737. Motycka C, Egelund EF, Gannon J, Genuardi F, Gautam S, Stittsworth S, et al. Using interprofessional medication management simulations to impact student attitudes toward teamwork to prevent medication errors. Curr Pharm Teach Learn. 2018; 10(7):982-9. , 2018, Estados Unidos |
Medir mudanças nas atitudes em relação às competências e habilidades para o trabalho em equipe a partir de uma experiência interprofissional na prevenção de erros de medicação. |
Métodos mistos. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção; e feedback avaliativo sobre a experiência. |
Teamwork Attitudes Questionnaire (T-TAQ), que contém 30 itens avaliados pela escala Likert. |
Kostas et al . 3838. Kostas T, Thomas J, Thompson K, Poston J, Levine S. Improving medical and pharmacy student confidence in medication management and attitudes about interprofessional collaboration by utilizing an interprofessional module. J Interprof Care. 2018; 32(6):790-3. , 2018, Estados Unidos |
Avaliar as atitudes dos alunos sobre a colaboração interprofissional e a confiança em relação a competências sobre gerenciamento de medicamentos após a participação em um módulo interprofissional. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. Ao final do instrumento, foram acrescentadas perguntas relacionadas à aquisição de competências em gerenciamento de medicamentos. |
Student Perceptions of Physician Pharmacist Interprofessional Clinical Education (SPICE), que contém dez itens avaliados pela escala Likert. |
Chua et al . 3939. Chua SS, Lai PSM, Sim SM, Tan CH, Foong CC. Acceptance of interprofessional learning between medical and pharmacy students in a prescribing skills training workshop: pre-post intervention study. BMC Med Educ. 2019; 19(1):101. , 2019, Malásia |
Desenvolver e validar um instrumento para medir a aceitação da EIP pelos alunos e avaliar esse atributo entre os alunos de Medicina e Farmácia por meio de um workshop de formação de competências de prescrição. |
Pesquisa quantitativa em duas fases. Fase 1: desenvolvimento e validação do instrumento com estudo-piloto e aplicação de questionário pós-participação em workshop . Fase 2: aplicação de questionário pré e pós. |
Student Acceptance of Interprofessional Learning 10 (SAIL 10), que contém dez itens avaliados pela escala Likert. |
Perisin et al . 4040. Perisin AS, Mestrovica A, Bozicb J, Kacica J, Bukica J, Leskur D, et al. Interprofessional pharmacotherapy workshop: Intervention to improve health professionals’ and students’ attitudes towards collaboration between physicians and pharmacists. J Interprof Care. 2019; 33(5):456-63. , 2019, Croácia |
Determinar se a oficina de farmacoterapia interprofissional como uma intervenção educacional poderia influenciar positivamente e melhorar as atitudes dos participantes em relação à colaboração interprofissional. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. |
Scale of Attitudes Towards Collaboration Between Pharmacists and Physicians (SATP2C), que contém 16 itens avaliados pela escala Likert. |
Sehgal et al . 4141. Sehgal M, Nassetta KR, Bamdas JAM, Sourial M. First do no ‘pharm’: educating medical and pharmacy students on the essentials of medication management. Curr Pharm Teach Learn. 2019; 11(9):920-7. , 2019, Estados Unidos |
Avaliar se a implementação de uma sessão de EIP sobre manejo de medicamentos influenciaria na consciência das competências centrais do IPEC pelos estudantes. |
Pesquisa qualitativa. Os alunos foram convidados a refletir sobre sua experiência com a intervenção interprofissional. |
Questionário com três perguntas abertas. As reflexões foram agrupadas por análises temáticas. |
Pisano et al . 4242. Pisano M, Mazzola N, Block L, Ezzo D, Lu C, Coletti DJ. An interprofessional experience in diabetes management for pharmacy and medical students. Curr Pharm Teach Learn. 2020; 12(4):459-64. , 2020, Estados Unidos |
Desenvolver, implementar e avaliar a prontidão dos estudantes para colaboração após a participação em um workshop interprofissional com foco no gerenciamento colaborativo em diabetes. |
Pesquisa quantitativa. Aplicação de questionário validado pré e pós-intervenção. Ao final do instrumento, foram incluídas questões abertas sobre experiências interprofissionais anteriores e impressões sobre o workshop . |
Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS), que contém 19 itens avaliados pela escala Likert. |
Pittenger et al . 4343. Pittenger AL, Goodroad B, Nicol M, Durgin EN, Eveland L, Kaiser R, et al. Interprofessional education within a pilot HIV-care elective course. Am J Pharm Educ. 2019; 83(10):7402. , 2019, Estados Unidos |
Avaliar a melhoria do conhecimento dos alunos no manejo de HIV, bem como a mudança nas competências relacionadas à colaboração interprofissional em estudantes antes e após um curso eletivo piloto de cuidados com HIV. |
Métodos mistos. Pesquisa quantitativa: Aplicação de questionários validados pré e pós-intervenção: Interprofessional Collaborative Competencies Attainment, com avaliação das competências colaborativas; e Education and Training Center, com avaliação dos conhecimentos sobre HIV/AIDS. Também foram incluídas perguntas abertas para que os estudantes escrevessem suas reflexões acerca da aprendizagem clínica e interprofissional. |
Interprofessional Collaborative Competencies Attainment (ICCAS), que contém 20 itens avaliados pela escala Likert. |