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Descolonizando a Educação Popular em Saúde: por uma inclusão das visões indígenas na promoção de territórios culturalmente saudáveis e seguros

Decolonizing Popular Health Education: until the inclusion of indigenous visions for the promotion of culturally healthy and secured territories

Descolonización de la educación popular en salud: por una inclusión de las visiones indígenas en la promoción de territorios culturalmente saludables y seguros

Mesmo com as intenções de desenvolver territórios saudáveis, a integração em comunidade não garante a atitude descolonial. Como viver juntos em territórios culturalmente seguros, indígenas e não indígenas, com uma relação horizontal de cooperação? Como desenvolver práticas descolonizadoras de educação social e popular em saúde? Um ensaio crítico-reflexivo vivencial se apresenta aos leitores como um exercício de introspeção com horizonte autobiográfico do sujeito escrevendo. Influenciada por experiências brasileiras, a autora revisita seus territórios no Canadá com um olhar de descobrimento. O objetivo é sistematizar e problematizar experiências populares em sua relação com o território para visualizar formas de criar territórios saudáveis. A performance, como epistemologia corporal e cenestésica (movimento), é o método pelo qual uma pessoa pode seguir adiante para se entender melhor as dinâmicas sociais historicamente opressoras e recapturar a importância dessas dimensões nos ensinamentos.

Palavras-chave
Práticas culturalmente seguras; Territórios saudáveis; Epistemologia cenestésica; Educação popular em saúde; Descolonização


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