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Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural* * Este trabalho é parte da pesquisa de pós-doutorado do autor Franklin Delano Soares Forte na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, supervisionado pelo autor Nelson Filice de Barros. Agradecimento ao auxílio recebido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Universidade Federal da Paraíba.

Integración enseñanza-trabajo-comunidad en Odontología: un estudio cultural

O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudos culturais; Odontologia; Saúde Pública; Ensino


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