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Diálogos com o cotidiano do território: o princípio da ação em uma comunidade ampliada de pesquisa-ação

Diálogos con el cotidiano del territorio: el principio de la acción en una comunidad ampliada de investigación-acción

Tendo como base as experiências de pesquisa-ação em favelas e na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o artigo discute os caminhos da Educação Popular como princípio da ação, refletindo sobre a relação entre território e cotidiano, bem como apresentando o método da Comunidade Ampliada de Pesquisa-Ação (CAP) por nós desenvolvido como caminho artesanal de mediação com o território. Consideramos que a dimensão artesanal, dialógica e espiralar do método vem permitindo responder aos problemas colocados no campo da pesquisa pelo cotidiano do território onde se desenvolve. Assim, vai se configurando um método, cujo princípio da ação contribui para o debate sobre os modos de fazer pesquisas no campo da Educação Popular, bem como sobre as possibilidades de uma vigilância popular, em que o centro do movimento se encontra nos agentes sociais locais.

Palabras clave
Comunidad ampliada de investigación acción; Territorio; Cotidiano; Favelas


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