Ética |
Conjunto de julgamentos relativos ao bem e ao mal para orientar condutas humanas. Ética, ou filosofia moral, é um campo de conhecimento da Filosofia, regido por conceitos, métodos e explicações próprias da área. |
Primeiras reflexões remetem à Grécia Antiga e ao Oriente (ex., Confúcio, Buda). |
Ética consequencialista |
Compreende que uma ação moralmente correta é aquela que produz um bom resultado ou consequência. Os fins justificam os meios. |
O termo “consequencialismo” foi cunhado por Gertrude Elizabeth Margaret Anscombe em “Modern Moral Philosophy”33 Anscombe G. Modern moral philosophy. Philosophy. 1958; 33(124):1-19.. |
Ética utilitarista |
Versão do consequencialismo que compreende que a melhor ação é aquela que maximiza os benefícios e traz as melhores consequências. As melhores consequências são aquelas que maximizam o bem-estar e são imparciais. |
John Stuart Mill escreveu em 1863 o livro intitulado “Utilitarism”. Essa corrente tinha em Peter Singer um dos expoentes contemporâneos44 Mill J. Utilitarismo. São Paulo: Hunter Books; 2017.. |
Ética da virtude |
Ação correta é aquela tomada por pessoa virtuosa (bom caráter). Enfatiza as virtudes, as características morais do sujeito, em detrimento de direitos e deveres (deontologia) ou consequências das ações (consequencialismo). |
Conceitos-chave derivam da Grécia Antiga (ex., Sócrates e Aristóteles)55 Nussbaum M. Virtue ethics: a miisleading category? J Ethics. 1999; 3(3):163-201.. |
Ética profissional |
Uma das aplicações práticas da Ética Deontológica. É materializada pelos códigos de ética profissionais, em que se encontram os direitos, deveres e condutas esperadas. |
Os primeiros códigos de conduta datam da Idade Média. |
Ética da responsabilidade individual e coletiva |
Enfatiza a responsabilidade individual e coletiva de conciliar avanço tecno-científico, necessidades humanas e resiliência ambiental. |
Teoria que tem como principal expoente o filósofo Hans Jonas em “O princípio responsabilidade”, década de 197066 Jonas H. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; 2006.. |
Bioética |
Estudo sistemático das dimensões morais – incluindo visão, decisões, conduta e políticas – das Ciências da Vida e da Saúde. A ideia central da Bioética é que nem tudo o que é tecnicamente possível é moralmente correto. |
Termo cunhado pelo bioquímico Van Rensselaer Potter, década de 197077 Potter VR. Bioética global: construindo a partir do legado de Leopold. São Paulo: Loyola; 2018.. |
Bioética principialista |
Define princípios individuais para reflexão bioética, entre eles: não maleficência, beneficência, autonomia e justiça. |
Teoria desenhada pelos estadunidenses Tom Beauchamp e James Childress, década de 197088 Beauchamp T, Childress J. Principios de Ética Biomédica. São Paulo: Loyola; 2002.. |
Bioética da intervenção |
Propõe uma abordagem bioética que reconheça as singularidades do Sul Global e se orienta pela busca da equidade e redução dos diversos tipos de injustiça. |
Teoria proposta pelos brasileiros Volnei Garrafa e Dora Porto, anos 200099 Garrafa W. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Bioética. 2005; 13(1):125-34.. |
Deontologia |
Compreende que uma ação moralmente correta é aquela pautada no dever e na obrigação de fazer, na regra. A ação, nesse caso, importa mais do que sua consequência. |
O termo “deontológico” foi usado pela primeira vez por Charlie Dunbar Broad em seu livro “Five Types of Ethical Theory”, 1939. A teoria ética do filósofo Immanuel Kant é considerada como deontológica por alguns1010 El Tarhouny SA, Mansour TM, Wassif GA, Desouky MK. Teaching bioethics for undergraduate medical students. Biomed Res. 2017; 28(22):9840-4.,1111 Scheid-Cook TL, Leopold A. A sand county almanac. New York: Ballantine Books; 1993. v. 21.. |
Ética médica |
Campo da ética profissional que avalia os méritos, riscos e preocupações sociais advindas dessas atividades. |
O juramento hipocrático é um dos códigos de conduta mais antigos da atuação médica. |
Ensino de Ética e Bioética |
Instrumento orientador para EEB, reconhecido pela amplitude das visões teóricas apresentadas. A carga horária mínima proposta é de 30 horas com 17 módulos. |
A Unesco propôs em 2008 o currículo fundamental, introduzindo os princípios bioéticos da “Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos” para estudantes universitários1212 United Nations Children’s Fund. Bioethics core curriculum. New York: Unicef; 2008.. |