PBL (Problem-Based Learning)
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112020 Assunção AÁ. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da saúde coletiva para alunos de medicina. Rev Bras Educ Med. 2021; 45(3):e145. ,2121 Cyrino EG, Rizzato ABP. Contribuição à mudança curricular na graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu. Rev Bras Saude Mater Infant. 2004; 4(1):59-69. ,2222 Barros NF, Lourenço LCA. O ensino da saúde coletiva no método de aprendizagem baseado em problemas: uma experiência da Faculdade de Medicina de Marília. Rev Bras Educ Med. 2006; 30(3):136-46. ,2323 Souza LB, Ribeiro FEM, Dalmaso MS, Magalhães CR, Bonamigo AW. A hora do CHA: relato de uma experiência interdisciplinar na formação em saúde. Saude Redes. 2021; 7(2):231-41.,2424 Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em odontologia. Rev ABENO. 2003; 3(2):58-64.,2525 Villardi ML, Cyrino EG, Berbel NAN. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2015.,2626 Barros MCV, Morais MLPV, Lima LM, Ribeiro ALG, Custódio IB, Hattori WT, et al. Aprendizagem baseada em projetos para o ensino-aprendizagem de saúde coletiva na medicina: relato de experiência. Interface (Botucatu). 2021; 25:e200167. doi: 10.1590/interface.200167. https://doi.org/10.1590/interface.200167...
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Estratégia de ensino baseada na abordagem de uma problemática por um pequeno grupo mediado por um tutor. Inicialmente, há uma leitura para esclarecimento de termos e listagem de problemas, seguida de um brainstorming e reformulação dos objetivos. Ao final, o caso é apresentado, com possíveis entendimentos e resoluções. |
Interação ensino-serviço-comunidade |
922 Pasche DF. Saúde Coletiva: (re)afirmações e (re)combinações para seguir na defesa da vida. Interface (Botucatu). 2022; 26:e210671. doi: 10.1590/interface.210671. https://doi.org/10.1590/interface.210671...
,2525 Villardi ML, Cyrino EG, Berbel NAN. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2015.,3131 Gontijo LPT, Almeida MCP, Gomide LRS, Barra RP. A saúde bucal coletiva na visão do estudante de odontologia: análise de uma experiência. Cienc Saude Colet. 2009; 14(4):1277-85. ,3232 Fettermann FA. Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: influências na formação e atuação dos enfermeiros [dissertação]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2015.,3333 Ribeiro IL. Aprendizagem na interação ensino-serviço-comunidade: a formação na perspectiva dialógica com a sociedade [dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2013.,3434 Lima M, Brito M, Firmino A. Formação em psicologia para a atenção básica à saúde e a integração universidade-serviço-comunidade. Psicol Cienc Prof. 2011; 31(4):856-67.,3535 Egry EY, Bertolozzi MR, Shima H. Integração docente-assistencial: a transformação da qualidade do ensino e da assistência em saúde coletiva através da condução praxiológica. Rev Esc Enferm USP. 1991; 25(2):169-76.,3636 Souza EC, Castro AR Jr, Cavalcante ASP, Torres RAM, Silva MRF. Projeto vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde: linha de fuga na formação em saúde para uma atuação na saúde coletiva. Saude Debate. 2019; 43(122):897-905.,3737 Ceccim RB. Inovação na preparação de profissionais de saúde e a novidade da graduação em saúde coletiva. Bol Saude. 2002; 16(1):9-36.
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Estratégia de ensino que consiste em alocar os discentes para experienciar os cenários de trabalho dos serviços de saúde em seu funcionamento e complexidades, amparados por discussões teóricas mediadas por um tutor docente, responsável pela introdução dos alunos no cenário de prática. Após atuarem como observadores, os estudantes produzem ao final uma intervenção na comunidade e/ou no serviço por meio do conhecimento teórico. |
Portfólio |
42323 Souza LB, Ribeiro FEM, Dalmaso MS, Magalhães CR, Bonamigo AW. A hora do CHA: relato de uma experiência interdisciplinar na formação em saúde. Saude Redes. 2021; 7(2):231-41.,3838 Madruga LMS. A interação ensino-serviço no processo de formação dos graduandos em fisioterapia da UFPB: a percepção dos docentes [dissertação]. Natal: Federal do Rio Grande do Norte; 2016.,3939 Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ÉT. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Cienc Saude Colet. 2013; 18(6):1847-56. ,4040 Cotta RMM, Silva LS, Lopes LL, Gomes KO, Cotta FM, Lugarinho R, et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Cienc Saude Colet. 2012; 17(3):787-96.
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Ferramenta de ensino que fomenta o registro das impressões e análises críticas sobre os conteúdos e vivências experienciados pelos discentes por meio do processo de aprendizagem e de seus conhecimentos prévios. É um espaço que influencia criatividade e reflexões sobre os conteúdos apresentados nas aulas, com correlação no cenário profissional. |
Fórum de debates virtuais |
34141 Bernardes VP, Dias LF, Pereira MA, Fernandes ME, Raimondi GA, Paulino DB. Facebook® como ferramenta pedagógica em saúde coletiva: integrando formação médica e educação em saúde. Rev Bras Educ Med. 2019; 43 Supl 1:652-61. ,4242 Campos A, Queiroz D, Cavalcanti A. Experiência pioneira em monitoria no curso de saúde coletiva: metodologias ativas e ensino remoto [Internet]. In: Anais da 4a Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão; 2021; Marabá (PA). Marabá (PA): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; 2021 [citado 28 Abr 2023]. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1802/769 https://periodicos.unifesspa.edu.br/inde...
,4343 Paulino DB, Martins CCA, Raimondi GA, Hattori WT. WhatsApp® como recurso para a educação em saúde: contextualizando teoria e prática em um novo cenário de ensino-aprendizagem. Rev Bras Educ Med. 2018; 42(1):171-80.
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Ambientes virtuais abertos onde um moderador inicia uma discussão e os demais participantes são convidados a interagir, argumentar e enriquecer o debate sobre determinado tema. |
Jogos educativos digitais |
22323 Souza LB, Ribeiro FEM, Dalmaso MS, Magalhães CR, Bonamigo AW. A hora do CHA: relato de uma experiência interdisciplinar na formação em saúde. Saude Redes. 2021; 7(2):231-41.,4444 Carvalho VL, Silva CB. Jogo educativo sobre a saúde coletiva: um relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem. Rev Enferm UFPE. 2016; 10(6):2242-6.
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Ferramenta digital utilizada como meio de apoio ao ensino teórico, a qual utiliza as tecnologias digitais para elaborar desafios lúdicos sobre a forma de jogos para testar e consolidar o aprendizado prévio. |
Cine-educação |
14545 Ketiš ZK, Švab I. Using movies in family medicine teaching: a reference to EURACT Educational Agenda. Slovenian J Public Health. 2017; 56(2):99-106.
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Estratégia de ensino que consiste na exibição de produções audiovisuais para abordar um determinado tema. |
Diagrama de controle |
14646 Nichiata LYI, Borges ALV, Zoboli ELCP. Enfermagem em saúde coletiva: o diagrama de controle como estratégia de ensino de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis. Rev Min Enferm. 2005; 9(4):367-70.
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Ferramenta utilizada na construção de um modelo para análise e compreensão da distribuição da incidência de agravos. Assim, faz que os alunos se familiarizem com conceitos da epidemiologia e da importância do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). |
Construção de infográficos |
14747 Shanks JD, Izumi B, Sun C, Martin A, Shanks CB. Teaching undergraduate students to visualize and communicate public health data with infographics. Front Public Health. 2017; 5:315.
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Estratégia de ensino baseada no desenvolvimento de habilidade de comunicação, na promoção em saúde por meio do aprendizado da utilização de informações verbais e visuais de certo conteúdo, de forma lógica e com leitura rápida. |
Júri simulado |
166 Lima BM, Verri IA, Soares JYS, Oliveira SV. Júri simulado como estratégia ativa de ensino de vigilância em saúde. Arq Cienc Saude UNIPAR. 2020; 24(2):125-9.
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Reprodução de uma situação problemática, na qual os discentes são divididos em grupos que argumentam em lados opostos sobre a abordagem a ser instituída para resolução do objeto do debate; outro analisa qual é a melhor solução e um discente faz a função de juiz ao mediar o debate e gerar perguntas norteadoras para júri. |
Monitoria |
14848 Souza LM, Ferreira EL, Cavalcanti AC. A monitoria como estratégia de ensino-aprendizagem em disciplina do curso de graduação em saúde coletiva [Internet]. In: Anais do 7o Seminário de Projetos de Ensino; 2018; Marabá (PA). Marabá (PA): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; 2018 [citado 28 Abr 2023]. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/444 https://periodicos.unifesspa.edu.br/inde...
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Estratégia de ensino voltada ao estágio e ao experimento na área da docência por discentes que prestam assistência a professores durante a realização das atividades voltadas à educação. |
Organograma |
12323 Souza LB, Ribeiro FEM, Dalmaso MS, Magalhães CR, Bonamigo AW. A hora do CHA: relato de uma experiência interdisciplinar na formação em saúde. Saude Redes. 2021; 7(2):231-41.
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Ferramenta utilizada na construção de um modelo visual para compreensão das estruturas e instâncias de funcionamento do SUS. |
Projeto aplicativo |
14949 Narvai PC, Mota AG, Andrade FR, Frazão P. Saúde bucal coletiva e pedagogia da sala de aula invertida: possibilidades e limites no ensino de graduação. Rev ABENO. 2018; 18(1):124-33.
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Projeto que consiste na caracterização de territórios por meio de dados epidemiológicos e da aplicação de recursos por pequenos grupos de discentes. O objetivo final é gerar uma análise comparativa para que haja um debate sobre o contraste de realidades. |
Role-play
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13030 Paulino DB, Rosa GFC, Alves GHF, Barros MCV, Oliveira BC, Raimondi GA. Role-play como estratégia pedagógica para problematizar as linhas de cuidado integral em saúde aos adolescentes e jovens. Rev Bras Educ Med. 2019; 43(1):662-71.
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Técnica de ensino na qual o docente convida os alunos a atuarem, interpretando e se colocando em cenários de uma determinada problemática. O discente deixa o local de observador e passa a refletir sobre a situação de uma perspectiva diferente. |
Student centered video assignment |
11212 Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil H. Scoping reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI manual for evidence synthesis. Adelaide: JBI; 2020. Chap. 11, p. 406-51. doi: 10.46658/JBIMES-20-12.
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Estratégia de ensino que consiste em fazer os alunos explorarem um determinado tema de Saúde Pública. Nela, buscam-se possibilidades e potencialidades, seguidas da produção de um vídeo multimídia para realização da promoção em saúde a usuários do serviço de saúde. |
TBL (Team-Based Learning) |
15050 Gonçalves AYM, Rocha GP, Euclides KLLC, Farias TCB, Nascimento LS. O uso do team-based learning como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia. Rev Bras Educ Saude. 2018; 8(1):1-6.
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Estratégia de ensino baseada no trabalho em equipe, comunicação e argumentação. Inicialmente, é instituída uma leitura primária sobre o tema abordado, seguida da realização da resolução de questões de múltipla escolha num cenário individual e, posteriormente, mediado por discussão em pequenos grupos. A consolidação é realizada por meio de discussão das dúvidas e feedback. |