Identidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de nutrição, enfermagem e medicina1212 Castro EC. Identidade e trajetórias de alunos negros da UFMT nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Medicina [dissertação]. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso; 2005.
|
Castro (2005) |
- discriminação socioeconômica e contra aparência; - baixa representatividade negra na Medicina; - discriminação no mercado de trabalho; - olhares de suspeição, ser ignorado. |
Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília1313 Weller W, Ferreira E, Meira A. Relações étnico-raciais e de gênero na escola e no espaço acadêmico: experiências de jovens negras da Universidade de Brasília. Educação (UFSM). 2010; 34(1):77-94. Doi: https://doi.org/10.5902/19846444. https://doi.org/10.5902/19846444...
|
Weller, Ferreira e Meira (2009) |
- negação de percepção de racismo; - “brincadeiras” sobre o cabelo. |
A mística do racismo: narrativas de estudantes negras/os universitários sobre racismo na educação formal1414 Cirqueira DM. A mística do racismo: narrativas de estudantes negras/os universitários sobre racismo na educação formal. Itinerarius Reflectionis. 2014; 6(2):1-22. Doi: https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.32863. https://doi.org/10.5216/rir.v2i9.32863...
|
Cirqueira (2010) |
- negação de vivências explícitas de racismo; - baixa representatividade na Medicina;- racismo mascarado em tratamento excessivamente gentil. |
Cotas na UFBA: percepções sobre racismo, antirracismo, identidades e fronteiras1515 Pinheiro NF. Cotas na UFBA: percepções sobre racismo, antirracismo, identidades e fronteiras [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2010.
|
Pinheiro (2010) |
- “boa aparência” em oposição à imagem da pessoa negra; - prejuízo à competitividade na carreira médica; - medo de discriminação por pacientes; - medo de exclusão no curso; - tratamento pior a pacientes negros no SUS; - pouca representatividade na faculdade; - posicionamentos contra cotas; - olhares e comportamentos, como segurar a bolsa, risco de violência policial, necessidade de estar “bem arrumado”; - preconceito independentemente da classe social. |
Cotas raciais na UFPA: as percepções de estudantes cotistas sobre suas trajetórias acadêmicas1616 Lemos IB. Cotas raciais na UFPA: as percepções de estudantes cotistas sobre suas trajetórias acadêmicas [dissertação]. Belém: Universidade Federal do Pará; 2015.
|
Lemos (2015) |
- discriminação contra cotistas; - exclusão de festas e grupo de estudo, não compartilhamento de materiais; - negar necessidade de cotas raciais; - não reconhecer o estudante negro como pertencente à Medicina. |
As mulheres negras brasileiras e o acesso à educação superior1717 Queiroz DM, Santos CM. As mulheres negras brasileiras e o acesso à educação superior. Rev FAEEBA. 2016; 25(45):71-87.
|
Queiroz e Santos (2016) |
- preconceito mesmo não sendo cotista e vindo de escola privada; - estudar mais para perceber que tem valor; - pouca representação negra no curso; - negação de racismo explícito; - faculdade como lugar de pessoas brancas; - não pertencimento; - “brincadeiras” com o cabelo; - não ser reconhecida como médica ou estudante de Medicina. |
Curso de branco: uma abordagem sobre o acesso e a permanência de estudantes de origem popular nos cursos de saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)1818 Santos D. Curso de branco: uma abordagem sobre acesso e permanência entre estudantes de origem popular nos cursos de saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Rev Contemp Educ. 2017; 12(23):31-50. Doi: https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3229. https://doi.org/10.20500/rce.v12i23.3229...
|
Santos (2017) |
- não identificação com o perfil de estudante de Medicina; - entrada na faculdade como oportunidade de se reconhecer negra; - não ser reconhecido como estudante da Medicina; - críticas ao cabelo crespo. |
Políticas de ações afirmativas e trajetórias escolares dos estudantes de Medicina da UFSC1919 Santin A. Políticas de ações afirmativas e trajetórias escolares dos estudantes de Medicina da UFSC [monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2017.
|
Santin e Tassinari (2017) |
- ser confundida com enfermeira ou faxineira; - tratamento pior; - preconceito contra cotas; - discriminação no tratamento a pacientes negros; - receber perguntas mais difíceis; - tentativa de inferiorização; - agressão por segurança em festa do curso; - preterimento em relacionamentos amorosos; - retaliação a denúncias de racismo; - racismo no ensino: “paciente tigre”; - enfrentamento por coletivos de estudantes negros: Negrex. |
Travessias improváveis: permanência de estudantes das camadas populares no curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA)20 |
Silva e Sampaio (2019) |
- dificuldade para construir vínculos; - estudante padrão de Medicina com “cara de médico” que se refere a jovens, brancos, heterossexuais e de classe média ou alta; - não pertencimento. |
A política de cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão: subjetividade e identidade de estudantes negros cotistas como perspectivas de análise2121 Furtado TTG. A política de cotas raciais na Universidade Federal do Maranhão: subjetividade e identidade de estudantes negros cotistas como perspectivas de análise [dissertação]. São Luís: Universidade Federal do Maranhão; 2018.
|
Furtado (2018) |
- estigmatização do aluno negro; - dificuldades financeiras e nas políticas de assistência estudantil; - preconceito contra cabelo afro; - negação de sofrimento direto de preconceito; - segregação pelas diferenças socioeconômicas; - discriminação de professores; - menor tolerância ao erro; - preconceito com cotas. |
A Primeira da Família: Vivências de mulheres negras da Universidade Federal da Bahia2222 Bittencourt A, Genonádio A, Almeida B, Anice C. A primeira da família: vivências de mulheres negras da Universidade Federal da Bahia. Cad Genero Divers. 2019; 5(3):8-28. Doi: http://dx.doi.org/10.9771/cgd.v5i3.33759. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.33759...
|
Bittencourt et al. (2019) |
- não pertencimento; - racismo “sutil”. |