Fortalezas do curso SFAPS
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Ampliação do conhecimento e capacitação |
18,1 |
“O curso veio em um momento que eu entrava na AB [...] com nenhum conhecimento [...] do serviço farmacêutico […]. Foi um divisor de águas.” |
“Para um conhecimento básico de nossa atuação na AB [...] é um curso fundamental.” |
Aspectos pedagógicos (metodologia de ensino, currículo, avaliação) |
16,7 |
“Estudo de casos tornando as aulas mais dinâmicas e voltadas para a realidade. As discussões entre diferentes pontos de vista dos colegas de profissão [...] e condutores do curso foram enriquecedoras.” |
“O fato de serem pessoas que já trabalharam na ponta faz com que tudo que foi dito no curso se aproxime com a [...] prática.” |
“Tutores que trabalham na área; material didático muito bom; boa comunicação da coordenação com os alunos.” |
Melhoria da atuação e/ou conduta profissional |
15,7 |
“Treinamentos e conhecimentos de todo o fluxo da assistência farmacêutica que não são apresentados [na graduação].” |
“O curso me proporcionou um melhor e maior conhecimento do papel do farmacêutico em uma equipe de saúde na APS.” |
Troca de experiências e informações |
14,4 |
“[O curso] aproxima os profissionais da área e isso melhora o relacionamento entre os farmacêuticos” |
“[No curso] pude ter contato com colegas de outras unidades para trocar experiências teóricas e práticas, sendo estas lapidadas e adaptadas pelos professores experientes...” |
Contribuição ao processo de trabalho |
14,4 |
“O curso [...] voltou minha atenção para o processo do cuidado, dedicando parte do tempo que era exclusivo para a burocracia para aplicar em ações de promoção e educação em saúde.” |
“O curso aborda diversos aspectos práticos do dia a dia do farmacêutico na APS e deixa claro que o papel do farmacêutico não se resume a dispensar medicamentos dentro da farmácia.” |
Formação de rede profissional |
9,3 |
“O curso fortalece a comunicação e interação da rede e nos fornece conhecimentos que levamos para a prática.” |
“Conhecer vários farmacêuticos e fortalecer o network.” |
Corpo docente qualificado |
7,4 |
“...os professores são excelentes […].” |
“[...] os tutores foram incríveis. O fato de serem pessoas que já trabalharam na ponta faz com que tudo que foi dito no curso se aproxime com a realidade na prática.” |
Trabalho em equipe |
4,2 |
“Pra melhor interação com a equipe, ampliou a visão do nosso papel dentro da equipe.” |
“Facilitou o reconhecimento do farmacêutico pela equipe da APS.” |
Fragilidades do curso SFAPS
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Carga horária |
33,6 |
“Talvez uma maior carga horária, complementada com algum material para ensino a distância.” |
Não houve |
20,5 |
“Não tenho nada para falar de negativo...” |
Metodologia deficiente (pedagogia do curso, material didático, trabalho final) |
9,8 |
“Tinham poucas atividades práticas.” |
“O material didático poderia ser mais objetivo.” |
“O conteúdo foi muito abrangente e se perdeu um pouco na parte teórica” |
Pouco espaço de atualização periódica ou de Educação Permanente |
7,4 |
“O curso não tem sido oferecido mais com frequência aos novos farmacêuticos e nem foi disponibilizado cursos de atualização aos farmacêuticos que já estão na ESF há mais tempo.” |
“Não são organizados mais cursos para aprender, trocar, discutir e ter um feedback do que está acontecendo no âmbito do serviço farmacêutico [...].” |
Baixa valorização, desmonte da APS e demissões |
6,6 |
“A baixa valorização profissional [...] transcende qualquer curso ofertado de qualificação.” |
“Logo depois, metade dos farmacêuticos da AP [área de planejamento] 5.2 foi demitida.” |
Deficiências de infraestrutura e distância |
5,7 |
“O local do curso, poderia [ser] fora do centro [da cidade], devido ao transporte coletivo e trânsito...” |
“Falta de um espaço definido e mais adequado.” |
Baixa aplicabilidade prática do Trabalho de Conclusão de Curso |
4,9 |
“Eu infelizmente não consegui colocar meu Trabalho de Conclusão de Curso pra frente.” |
Não lembra/não sabe |
3,3 |
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Corpo docente |
2,5 |
“Falta de um maior preparo por parte dos mediadores de conhecimento.” |