Acessibilidade / Reportar erro

Contrafeitiçaria na pandemia: arte e corpo nas ações de cuidado em Terapia Ocupacional* * O texto do artigo é resultado da pesquisa de doutorado intitulada “Cartografias da interface corpo, arte, cultura e terapia ocupacional em tempos de pandemia no Brasil”, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), CAAE: 35701920.9.0000.5505, n. do parecer 4.214.033.

Contrahechicería en la pandemia: arte y cuerpo en las acciones de cuidado en terapia ocupacional

O artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado que cartografa o campo da Terapia Ocupacional na interface com o corpo, as artes e a cultura, por meio das trajetórias, ações e mobilizações de 12 terapeutas ocupacionais entrevistadas. Trabalhamos com o método de pesquisa-intervenção da cartografia. A pesquisa integra o acontecimento pandêmico, mapeia as ações desenvolvidas nesse período e analisa as contribuições das práticas com arte e corpo em um contexto de isolamento radical e de enfraquecimento da potência vital. Neste artigo, apresentamos algumas das iniciativas desenvolvidas por duas das profissionais entrevistadas, visibilizando suas reinvenções nesse período e analisando as contribuições das práticas diante dos impactos da pandemia na vida das pessoas. Destaca-se a potência da criatividade, a mobilização de outras formas de afetação por meio das experimentações artísticas, bem como a produção de relações que os dispositivos grupais permitem.

Palavras-chave
Terapia Ocupacional; Pandemia; Arte; Cuidado; Grupo


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br