Fitzousa E, et al.1010 Fitzsousa E, Anderson N, Reisman A. This institution was never meant for me: the impact of institutional historical portraiture on medical students. J Gen Intern Med. 2019; 34(12):2738-39., 2019, EUA, estudo qualitativo |
I e III |
Compreender o que pensam os alunos sobre os quadros de formandos. |
15 discentes |
Os retratos dos formandos refletem o preconceito racial e de gênero da instituição. |
Kalifa A, et al.1111 Kalifa A, Okuori A, Kamdem O, Abatan D, Yahya S, Brown A. This shouldn’t be our job to help you do this: exploring the responses of medical schools across Canada to address anti-Black racismo in 2020. CMAJ. 2022; 194(41):1395-403., 2022, Canadá, estudo qualitativo |
I |
Explorar como as escolas de Medicina abordam o racismo. |
8 discentes, 4 reitores, 7 staffs e 11 professores. |
O racismo estrutural persiste na instituição e não há ações para combatê-lo. |
Morrison N, et al.1212 Morrison N, Machado M, Blackburn C. Student perspectives on barriers to performance for black and minority ethnic graduate-entry medical students: qualitative study in a West Midlands medical school. BMJ Open. 2019; 9:1-11., 2019, Inglaterra, estudo qualitativo |
I |
Explorar experiências de estudantes negros com baixo desempenho acadêmico. |
24 discentes, com a utilização de grupo focal |
Devido ao racismo, discentes negros enfrentam barreiras na universidade. |
Burgess DJ, et al.1313 Burgess DJ, Burke SE, Cunningham BA, Dovidio JF, Hardeman RR, Hou Y, et al. Medical students’ learning orientation regarding interracial interactions affects preparedness to care for minority patients: a report from Medical Student CHANGES. BMC Med Educ. 2016; 16(1):254-61., 2016, EUA, estudo quantitativo |
I e II |
Identificar a promoção de atividades que favoreçam interações inter-raciais. |
2.394 discentes |
A instituição realizou cursos para reduzir o preconceito racial. |
Escalante E, et al.1414 Escalante E, Smiley Y, Agrawal D, Teach SJ, Cora-Bramble D, Barber A. Increasing pediatric residency class diversity to improve patient outcomes and address structural racism. Acad Med. 2022; 97(6):850-4., 2022, EUA, estudo quantitativo |
I |
Abordar a disparidade racial para combater o racismo nas práticas assistenciais. |
85 discentes |
Uma iniciativa antirracista foi implementada no programa de residência. |
Dyrbye L, et al.1515 Dyrbye L, Herrin J, West CP, Wittlin NM, Dovidio JF, Hardeman R, et al. Association of racial bias with burnout among resident physicians. JAMA Netw Open. 2019; 2(7):1-15., 2019, EUA, estudo quantitativo |
I |
Avaliar a associação entre burnout e preconceito racial entre residentes. |
3.392 discentes |
Burnout está associado aos preconceitos raciais e interfere na assistência médica. |
Sanky C, et al.1616 Sanky C, Bai H, He C, Appel JM. Medical students knowledge of race-related history reveals areas for improvement in achieving health equity. BMC Med Educ. 2022; 22(1):1-10., 2022, EUA, estudo quantitativo |
I |
Avaliar os conhecimentos sobre o protagonismo negro. |
166 discentes |
Há racismo na Saúde e pouco conhecimento sobre o protagonismo antirracista. |
Phelan SM, et al.1717 Phelan SM, Burke SE, Cunningham BA, Perry SP, Hardeman RR, Dovidio JF, et al. The effects of racism in medical education on students decisions to practice in underserved or minority communities. Acad Med. 2019; 94(8):1178-89. , 2019, EUA, estudo quantitativo |
I |
Identificar o preconceito racial de estudantes na matrícula após o estágio clínico. |
3.756 discentes |
O racismo manifestado por alunos está associado a sua decisão de não estagiarem em comunidades carentes. |
Kristoffersson E, et al.1818 Kristoffersson E, Hamberg K. I have to do twice as well: managing everyday racism in a Swedish medical school. BMC Med Educ. 2022; 22(1):235-41., 2022, Suécia, estudo qualitativo |
I e III |
Indicar como a escola médica pode combater a discriminação. |
15 discentes |
Foram insuficientes as políticas e ações antirracistas para lidar com a discriminação. |
Ona FF, et al.1919 Ona FF, Amutah-Onukagha NN, Asemamaw R, Schlaff AL. Struggles and tensions in antiracism education in medical school: lessons learned. Acad Med. 2020; 95(12):163-8. , 2020, EUA, estudo qualitativo |
I e II |
Desenvolver e implementar um currículo antirracista na escola de Medicina. |
22 discentes |
A partir de um projeto-piloto de educação antirracista, foram propostas reformas curriculares e mudanças institucionais. |
Perdomo J, et al.2020 Perdomo J, Tolliver D, Hsu H, He Y, Nash KA, Donatelli S, et al. Health equity rounds: an interdisciplinary case conference to address implicit bias and structural racism for faculty and trainees. MedEdPORTAL. 2019; 15:10858. , 2019, EUA, estudo quantitativo |
I |
Discutir e abordar o impacto do racismo estrutural na Saúde. |
66 discentes |
A proposta implementada forneceu ferramentas para diminuir o racismo institucional e o preconceito. |
van Ryn M, et al.2121 van Ryn M, Hardeman R, Phelan SM, Burgess DJ, Dovidio JF, Herrin J, et al. Medical school experiences associated with change in implicit racial bias among 3547 students: a medical student CHANGES study report. J Gen Intern Med. 2015; 30(12):1748-56., 2015, EUA, estudo quantitativo |
I |
Examinar o preconceito racial de estudantes de Medicina. |
3.547 discentes |
As atitudes racistas são construídas na infância e são difíceis de mudar. |
Tsai J, et al.2222 Tsai J, Ucik L, Baldwin N, Hasslinger C, George P. Race matters? examining and rethinking race portrayal in preclinical medical education. Acad Med. 2016; 91(7):916-20., 2016, EUA, estudo quantitativo |
I |
Discutir o ensino do conceito de raça na educação médica. |
350 palestras |
A partir de slides, identificou-se que raça era apresentada como um determinante de risco à saúde. |
Burke SE, et al.2323 Burke SE, Dovidio JF, Perry SP, Burgess DJ, Hardeman RR, Phelan SM, et al. Informal training experiences and explicit bias against african americans among medical students. Soc Psychol Q. 2017; 80(1):65-84., 2017, EUA, estudo quantitativo |
I |
Examinar os efeitos do racismo provocados por estudantes de Medicina brancos no estágio clínico. |
2.922 discentes |
É necessário abordar o preconceito racial devido às ocorrências racistas na educação médica e na Saúde. |
Kristoffersson E, et al.2424 Kristoffersson E, Rönnqvist H, Andersson J, Bengs C, Hamberg K. It was as if I wasn’t there: experiences of everyday racism in a Swedish medical school. Soc Sci Med. 2021; 270:113678., 2021, Suécia, estudo qualitativo |
I e II |
Analisar se estudantes negros e latinos da clínica médica se sentem excluídos. |
18 discentes |
Estudantes se sentem excluído(a)s e docentes devem fornecer conceitos teóricos para a compreensão da discriminação. |
Davis DLF, et al.2525 Davis DLF, Tran-Taylor D, Imbert E, Wong JO, Chou CL. Start the way you want to finish: an intensive diversity, equity, inclusion orientation curriculum in undergraduate medical education. J Med Educ Curric. 2021; (8):23821205211000352., 2021, EUA, estudo quantitativo |
I |
Abordar a diversidade racial em uma faculdade de Medicina. |
615 discentes |
Por meio do Programa DMO, foram introduzidos conceitos sobre diversidade racial. |
Davis D, et al.2626 Davis D, Dorsey JK, Franks RD, Sackett PR, Searcy CA, Zhao X. Do racial and ethnic group differences in performance on the MCAT exam reflect test bias? Acad Med. 2013; 88(5):593-602., 2013, EUA, estudo quantitativo |
I |
Examinar os escores do MCAT de brancos, negros e latinos de uma faculdade de Medicina. |
45.800 exames |
O exame MCAT não apresenta um viés racista, mesmo que sejam menores as notas de negros e latinos. |
Bright HR, et al.2727 Bright HR, Nokes K. Impact of a discussion series on race on medical student perceptions of bias in health care. PRIMER. 2019; 3:29. , 2019, EUA, estudo quantitativo |
I e II |
Comparar as percepções de dois grupos de estudantes sobre raça e saúde. |
84 discentes |
Os participantes do treinamento relataram maior conforto ao falar sobre raça e racismo. |
Low D, et al.2828 Low D, Pollack SW, Liao ZC, Maestas R, Kirven LE, Eacker AM, et al. Racial/ethnic disparities in clinical grading in medical school. Teach Learn Med. 2019; 31(5):487-96. , 2019, EUA, estudo quantitativo |
I |
Avaliar a associação entre raça e etnia nas avaliações de estudantes. |
7.366 palavras de 1.096 avaliações |
Há uma racialização nos resumos da avaliação de desempenho, nas notas de estágios e nos exames escritos. |
Grimm LJ, et al.2929 Grimm LJ, Redmond RA, Campbell JC, Rosette AS. Gender and racial bias in radiology residency letters of recommendation. J Am Coll Radiol. 2020; 17(1):64-71., 2020, EUA, estudo quantitativo |
I e III |
Identificar o uso da expressão “habilidade de agência e comunitária” nas cartas de recomendação. |
2.624 cartas de recomendação |
O termo “comunitário” foi mais usado para descrever negro(a)s e “agência”, para descrever mulheres. |
Perry SP, et al.3030 Perry SP, Hardeman R, Burke SE, Cunningham B, Burgess DJ, van Ryn M. The impact of everyday discrimination and racial identity centrality on african american medical student well-being: a report from the medical student CHANGE study. J Racial Ethn Health Disparities. 2016; 3(3):519-26., 2016, EUA, estudo quantitativo |
I e III |
Identificar como os estudantes se sentem na universidade. |
4.732 discentes |
O preconceito racial de alunos brancos é prejudicial ao bem-estar de discentes negros na universidade. |
Chin MH, et al.3131 Chin MH, Aburmishan MM, Zhu M. Standup comedy principles and the personal monologue to explore interpersonal bias: experiential learning in a health disparities course. BMC Med Educ. 2022; 22(1):80., 2022, EUA, estudo qualitativo |
I |
Verificar se estudantes identificam as desigualdades e os preconceitos raciais. |
17 discentes |
A atividade proporcionou competências aos estudantes para perceberem o preconceito racial. |
Degife E, et al.3232 Degife E, Ijeli C, Muhammad MI, Nobles A, Reisman A. Educational intervention against biological racism. Clin Teach. 2021; 18(5):542-46., 2021, EUA, estudo quantitativo |
I e II |
Conhecer as estratégias de alunos e facilitadores para abordar o racismo. |
102 discentes e 40 facilitadores |
O ensino antirracista possibilitou uma visão crítica do uso indevido do conceito “raça em contextos clínicos. |
Capers Q, et al.3333 Capers Q, Clinchot D, McDougle L, Greenwald AG. Implicit Racial Bias in Medical School Admissions. Acad Med. 2017; 92(3):365-9., 2017, EUA, estudo quantitativo |
I e II |
Medir o preconceito racial implícito na admissão à faculdade. |
43 professores e 97 discentes |
Há preconceito racial na admissão na faculdade. É necessário aumentar a diversidade racial. |