icse
Interface - Comunicação, Saúde, Educação
Interface (Botucatu)
1414-3283
1807-5762
UNESP
En la hospitalización de bebés, la alimentación es una posibilidad de vínculo entre el equipo de salud y las madres, entendiendo la viabilidad de amamantar, y/o alimentarse por vía oral, como indicio de mejoría de la salud. Para la madre proveniente de otro país, puede haber factores adicionales de estrés por las diferencias culturales. En este relato caracterizo la trayectoria hospitalaria de una madre colombiana y describo representaciones y prácticas en la relación con el equipo de salud. A partir de entrevistas y diario de campo se identificaron dificultades de comunicación entre madres y profesionales de la salud y el desconocimiento de prácticas y tradiciones culturales de la madre. El escenario sociocultural debe considerarse en las experiencias y decisiones sobre cómo la madre oriunda de otro país alimenta a su bebé en un ambiente hospitalario, con el equipo legitimando el diálogo de saberes, insiriéndolo en los sistemas de cuidados de salud.
Introdução
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, anunciou a ocorrência da pandemia de Covid-19, declarando emergência sanitária mundial. Em decorrência disso, vários países adotaram medidas para tentar conter a propagação da doença, como a restrição da circulação de pessoas. Na América do Sul, todos os países fecharam as suas fronteiras, impactando os deslocamentos transnacionais em todas as suas vertentes, inclusive os deslocamentos temporários, como férias1.
O nascimento deste estudo ocorreu a partir da vivência profissional e das inquietações pessoais da pesquisadora diante das várias mães vindas de outros países, assistidas na maternidade de um hospital de grande porte da cidade-polo da Baixada Santista, em que atua.
A internação neonatal ou pediátrica, em particular, é uma experiência estressante para a criança e sua família, pois, além dos motivos que levaram à hospitalização, também implica adaptação ao ambiente e às rotinas hospitalares. Esse estresse é potencializado quando a mãe tem origem e cultura distintas.
Apesar das estratégias de humanização, é pouco frequente a mãe ser acolhida pela equipe considerando suas crenças, tradições e valores culturais.
A partir de março de 2020, toda a rotina do hospital foi alterada em função da pandemia de Covid-19. No entanto, os bebês continuaram a nascer e suas mães e pais, assustados e ansiando por alta rápida, desconfiavam da presença de profissionais, pois não sabiam se tinham contato com pacientes com Covid-19, e sentiam-se frustrados por não poderem receber a visita dos familiares e amigos na maternidade para dar as boas-vindas ao recém-nascido. Como muito da relação pessoal tornou-se virtual, avós, irmãos e tios conheceram o bebê por videochamadas.
Este texto busca caracterizar, por meio do relato da experiência de uma mãe colombiana, a trajetória com foco no parto e na internação do seu bebê, identificando as representações e práticas na relação entre os diversos profissionais da equipe de saúde.
É importante enfatizar que viagem de turismo não caracteriza o que se define por processo migratório internacional2, mas, no caso aqui relatado, essa viagem de turismo se transformou em uma “imigração involuntária” devido a circunstâncias imprevisíveis: a pandemia.
A mobilidade humana e os fluxos migratórios foram profundamente afetados em diversas escalas a partir do momento em que passou a acontecer um maior controle de entrada e saída de pessoas, o fechamento de fronteiras, a intensificação do monitoramento dos deslocamentos pela tecnologia, a diminuição dos meios de transporte (principalmente aéreos) e o aumento do preconceito e da discriminação de pessoas em mobilidade.
Para a coleta de dados, foram produzidos diários de campo e entrevistas com a mãe e os profissionais de saúde que a assistiram durante a hospitalização.
Trata -se de um recorte da pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sob parecer n. 4.130.572/2020. Os nomes são fictícios para manutenção do anonimato dos participantes.
Como acontece a caminhada
A gestação, o parto e o pós-parto são períodos de fragilidade para qualquer mulher. O caso das mães oriundas de outros países merece uma ênfase maior, dependendo do status migratório, pelas dificuldades no acesso à assistência e à hospitalização. Essas dificuldades abrangem questões legais, como a falta de documentação, o que pode fazer com que algumas mulheres evitem ou posterguem o acesso aos serviços de saúde3.
Também podem ser citados o preconceito; as diferenças linguísticas e culturais; e o desconhecimento das normas de um sistema de saúde diferente daquele de seu país de origem, com rotinas desconhecidas, que dificultam a utilização plena e o acesso aos serviços de saúde e educação a que elas têm direito pela Lei n. 13.445/ 17 (Lei de Migração)4 e pela Constituição Federal brasileira5,6.
Aleitamento materno na hospitalização
Boccolini et al.7 enfatizam o aleitamento materno como um método natural de vinculação, afeto e nutrição para a criança, revelando-se uma forma econômica e eficiente de redução da morbimortalidade infantil.
A amamentação é uma vivência diretamente relacionada a fatores emocionais, biológicos, psicológicos e socioculturais; assim, a decisão de amamentar está integrada à história de vida da mulher. A experiência do aleitamento recebe influências socioculturais em função das épocas e costumes de cada momento histórico. Os benefícios concretos vêm sendo constatados nos meios científicos há algumas décadas8.
No decorrer da hospitalização (parto e/ou internação do filho), é possível que as mães convivam com várias emoções (medo, ansiedade, tristeza, euforia), necessitando de acolhimento da equipe, que deve considerar a subjetividade da mãe e/ou família para oferecer o suporte adequado. Nesse sentido, é importante ressaltar que existem várias ingerências biomédicas, como intercorrências durante o parto e/ou dificuldades neonatais, que postergam ou prejudicam o início do aleitamento: parto cirúrgico, bebês prematuros, hospitalização dos neonatos por causas diversas que originam separação física e/ou emocional entre mãe e filho são alguns exemplos disso9.
A mãe de um bebê hospitalizado vivencia situações compreendidas por ela como obstáculos ao aleitamento, como a instabilidade clínica, o medo do óbito do bebê, a dificuldade de sucção, o início tardio da amamentação e a produção de leite geralmente considerada por ela como insuficiente. Assim, a amamentação exclusiva é considerada difícil e de risco de ganho de peso lento, gerando uma internação prolongada10.
O aleitamento, muitas vezes, pode ser dificultado ou até impossibilitado por sentimentos e frustrações vivenciados pela mãe, mais ainda quando se encontra sozinha em um ambiente hospitalar com padrões culturais que muitas vezes causam estranhamento, estresse e solidão mesmo entre tantas pessoas. As emoções afetam a lactação por meio de mecanismos psicossomáticos específicos: por um lado, sentimentos de calma, confiança e tranquilidade favorecem um bom aleitamento; por outro, medo, tensão, dor, fadiga, ansiedade e tabus alimentares podem provocar o fracasso da amamentação, ocorrendo, assim, o desmame precoce11.
Em ambiente hospitalar, a atuação da equipe interdisciplinar no apoio ao aleitamento materno, na administração da alimentação complementar ou ainda na definição das vias alternativas de alimentação é fundamental para o início e a manutenção dos neonatos. Além disso, propicia melhor prognóstico para recém-nascidos de baixo peso, para prematuros e para bebês com alterações anatômicas e/ou funcionais ou neurológicas, envolvendo e conduzindo as famílias ao enfrentamento de dificuldades e ao reconhecimento de limitações e possibilidades de seus filhos.
No transcorrer da internação, a questão da alimentação vai sendo colocada em evidência por todos – mãe, familiares e equipe multiprofissional – e apresenta-se como uma possibilidade de aproximação e vinculação, na qual as mães se esforçam para entender as formas e condições do bebê quanto à possibilidade de mamar e/ou alimentar-se por via oral, além de ser um fator sempre interpretado por elas como indício de melhora do quadro do bebê. No caso da mãe de outro país, somam-se fatores adicionais de estresse, como a dificuldade em entender o que é explicado pela barreira da língua.
Nesse cenário, no cotidiano de um hospital, é desafiador conhecer e respeitar as diversidades culturais de cada paciente. Observa-se a falta de informação sobre as particularidades em relação à amamentação, à introdução alimentar e ao uso de vias alternativas de alimentação, além de dificuldades na comunicação entre médico/equipe e paciente; e, algumas vezes, entre os próprios profissionais da equipe. Constata-se que, a partir dessa falta de conhecimento, atuar com mães oriundas de outros países e seus bebês durante a hospitalização pode ser uma experiência enriquecedora para os profissionais, pois tem o potencial de provocar movimento de renovação, de ampliação dos saberes e de reflexão sobre nossas próprias crenças e tradições.
O olhar para o processo saúde-doença sob a perspectiva cultural
Langdon12 coloca que as questões concernentes à saúde e à doença devem ser pensadas e avaliadas a partir dos contextos socioculturais específicos de cada indivíduo. Tais questões podem ser hábitos e/ou técnicas de cuidados, crenças, rituais e mesmo algumas restrições (transfusão de sangue, por exemplo), sendo muitas vezes distantes ou mesmo opostas às referências culturais dos profissionais de saúde.
Nesse processo, é fundamental compreender como a cultura – aqui compreendida como crenças relacionadas à saúde, valores e comportamentos – permeia os processos de diagnóstico, tratamento e cuidados terapêuticos13. A saúde e a doença são simbolicamente estabelecidas e mesclam-se à história de vida e dos grupos sociais dos indivíduos, auxiliando nas análises das doenças a que estão sujeitos14.
Lazarus15, em estudo com gestantes, observou que a dificuldade de comunicação e compreensão na relação médico-paciente (ou profissional de saúde-paciente) que se dá para além de diferenças linguísticas ocorre porque durante a interação cada ator constrói realidades clínicas diferentes, baseando-se em sua percepção cultural ou modelo explicativo de saúde e doença.
Em relação à alimentação, o aleitamento materno e a introdução alimentar são processos impregnados de crenças, tradições e tabus. A situação não é diferente no caso de crianças hospitalizadas, para as quais ainda podemos somar as questões relativas ao uso de vias alternativas de alimentação.
A prática do aleitamento também está associada ao ideal de “boa mãe”, como discursos dominantes sobre alimentação infantil que insistem em que “mamar é melhor” para o bem-estar físico e emocional dos bebês, sem considerar os aspectos relacionados às mães16.
Tais discursos remetem às práticas higienistas, colocando o cuidado das crianças como exclusivo da mãe e colaborando para o desgaste físico e mental da mulher, principalmente nos primeiros meses após o nascimento17.
A experiência da maternidade assimila significados diferentes dependendo dos contextos socioculturais em que está inscrita, o que deve ser considerado quando mães acompanham seus filhos hospitalizados.
O cuidado em saúde é abrangente e para a atuação plena do profissional de saúde ou da equipe que ele integra, é necessário que compreenda de que modo suas experiências e percursos pessoais, além da ascendência cultural, induzem atitudes e valores na análise dos processos de saúde e doença para o atendimento a indivíduos de outras culturas, remetendo à interculturalidade.
A interculturalidade, ou seja, a interação/contato entre indivíduos de culturas diversas partilhadas, deve acontecer com a priorização da inter-relação, ampliando horizontes e fomentando o enriquecimento de experiências e evolução contínua dos indivíduos envolvidos na inter-relação18,19.
Kleinman e Benson13 afirmam que fatores culturais são essenciais para o diagnóstico, definição dos processos terapêuticos e realização dos cuidados. Delineiam valores, crenças relacionadas à saúde e comportamentos. Os processos culturais incluem reações psicofisiológicas, relacionamento interpessoal, cultivo de coletivos, identidade individual e práticas religiosas. Tais processos frequentemente divergem dentro do mesmo grupo étnico ou social porque há diferenças entre personalidade, faixa etária, sexo, classe, religião e etnia13.
Há ainda os cuidados transnacionais que não se encontram restritos pelas fronteiras de um único país ou nação, que incluem aqueles adotados por indivíduos fora de seus territórios, englobando práticas formais e informais20.
Portanto, os múltiplos enfoques possíveis na observação de trajetórias terapêuticas podem contribuir para os processos de organização de serviços de saúde e gestão na construção de práticas assistenciais humanizadas e contextualmente integradas, alcançando resultados terapêuticos mais efetivos.
Caminhando juntos
Inevitavelmente reflito sobre o ambiente hospitalar, que mesmo quando abriga o início da vida, sem angústias ou dores mais intensas, é caracterizado por estranhamento, pela tecnologia dura (fria e de difícil entendimento) e uma necessidade de permanecer o menor período possível, premência essa que, às vezes, interpreto como fuga da realidade, abandono ou desesperança. Também percebo a solidão e a carência das pessoas, mesmo em meio a várias outras durante as vinte e quatro horas do dia. Isto se intensifica quando a mãe é estrangeira e se encontra distante de suas referências culturais, familiares.
(Diário de campo)
O bebê, um menino, nascido em uma manhã de sexta-feira, estava em observação, sendo submetido a uma triagem infecciosa com hemograma e proteína C-reativa (PCR) para verificar a possibilidade de infecção neonatal (protocolo do hospital), pois a mãe não realizou os exames finais da gestação, porque já se encontrava em mobilidade internacional.
Seus pais não imaginavam viver momento tão marcante de suas vidas em um lugar desconhecido, sem opção e sem a presença das pessoas que gostariam que os acompanhassem.
Nem sempre o deslocamento internacional se dá somente por necessidade ou pela busca de melhor qualidade de vida: muitas vezes é consequência de uma situação inesperada ou emergencial, como no caso dos acidentes naturais, eclosão de conflitos e, no caso atual, do impedimento da volta por conta da pandemia.
A equipe multiprofissional observa um casal jovem, na expectativa da chegada de seu primeiro filho, mas percebo certa cautela e receio, manifestados por meio de perguntas sobre procedimentos da equipe multiprofissional. A comunicação é um capítulo à parte: se palavras e expressões brasileiras são difíceis de interpretar dependendo da região de origem e acolhimento dentro do próprio país, uma pessoa não familiarizada com a língua portuguesa se sente ainda mais desconfortável, mas sempre há símbolos e estratégias que auxiliam a comunicação, como os gestos e, atualmente, os aplicativos de tradução no celular.
Gaia: família multinacional
Gaia, colombiana, 22 anos, graduada em Administração de Empresas, casada com M., 30 anos, chileno, engenheiro de informática. Vivem em Santiago, no Chile.
Em viagem de férias, vindo de carro do Chile, passando pela Argentina, chegam ao Brasil em março de 2020, hospedando-se em casa de amigos, em São Vicente. Com o fechamento das fronteiras da Argentina, decidem permanecer. Assim nasceu Said, brasileiro, filho de mãe colombiana e pai chileno.
Em uma manhã de maio, Gaia começa a sentir as dores do trabalho de parto. Ao final do dia, as dores se intensificaram e ela foi hospitalizada. O trabalho de parto foi demorado, Gaia estava acompanhada pelo marido, com apoio da enfermagem sempre que solicitava.
O bebê nasceu de parto natural. Gaia relata que o momento foi difícil para ela porque planejava um momento com as pessoas mais importantes em sua vida (mãe e marido). O destino mudou esses planos.
Gaia está tranquila, mas seu semblante se modifica quando o assunto, inevitavelmente, muda para a pandemia Covid-19; refere o temor de ter seu primeiro bebê em outro país, em meio a uma pandemia, em um hospital que também atende pacientes com Covid-19.
No momento da primeira mamada, foi acolhida por uma enfermeira e não referiu dificuldades. Não recebeu orientação prévia sobre amamentação em seu pré-natal, imaginando que ocorreria nas consultas finais.
No segundo dia de internação, Gaia ficou assustada após a visita do pediatra, pois o bebê perdeu mais peso do que o esperado: chorou, sentindo-se impotente porque acreditava não ter leite suficiente para seu bebê. Mais uma vez, Gaia refere ter sentido falta da presença da mãe e das vivências familiares que a fariam se sentir mais calma.
Quanto à assistência ao aleitamento, Gaia necessitou de apoio de toda a equipe (enfermagem, médica e fonoaudiológica). Foi realizada avaliação, acompanhamento e orientação da amamentação durante toda a hospitalização. Segundo Gaia, “ajudar no ‘mamá’ é muito importante, principalmente para uma mãe jovem e de primeiro filho”. Relembra da tradição para “descer leite” – após o parto, tomar dois litros de nimalta (bebida com malte de cerveja, sem álcool) –, mas que não é praticada em nosso meio. Quanto à alimentação, não sentiu diferenças significativas.
A equipe multiprofissional tranquilizou o casal: receberam bastante atenção e informações e, apesar das dificuldades do idioma com alguns profissionais, esta não foi uma barreira na comunicação. Hígia, uma das enfermeiras que acompanhou Gaia e seu bebê, confessou dificuldades na comunicação com a mãe e o pai, devido ao fato de ela não falar espanhol. A técnica de enfermagem Ártemis ficou receosa por acreditar que não conseguiria compreender Gaia, porém, entenderam-se bem por gestos, mímicas e repetições de falas.
O prolongamento da internação do recém-nascido causou sobressalto e mais preocupação para os pais e teve dois motivos: suspeita de alteração cardíaca e falha persistente na triagem auditiva neonatal que, após novos exames, apresentou resultados normais.
Gaia comemorou seu primeiro Dia das Mães com seu bebê recém-nascido internado no hospital, em meio a uma pandemia e longe de sua terra e de sua família. Dizem que quando nasce um bebê, nasce uma mãe. Presenciei o nascimento de uma jovem mãe.
Discussão
Da análise das trajetórias hospitalares de Gaia e de seu bebê, emergiram dois núcleos temáticos: aleitamento materno como escolha única e natural, trajetória hospitalar e interculturalidade. Vale lembrar que os achados de cada um desses núcleos muitas vezes se sobrepõem ou se complementam.
Aleitamento materno como escolha única e natural
A OMS21 recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, com a introdução posterior de outros alimentos até os dois anos, fomentando o crescimento e desenvolvimento da criança.
Foi possível observar que, apesar de sua idade e experiência de vida, Gaia (mesmo jovem e sem experiência) escolheu o aleitamento materno como a forma ideal para alimentar seu bebê, mesmo com a perda de peso acima do esperado de seu filho. Pois muitas mães , quando ocorre perda de peso maior que o esperado para o neonato, sentem -se inseguras com o aleitamento e partem para a oferta de fórmula láctea. Gil-Estevan e Solano-Ruiz22 referem que o aleitamento é um evento orgânico, influenciado por diversos aspectos biológicos e culturais; e impactado por sentimentos como medo e incerteza, principalmente quanto à capacidade de alimentar o neonato. Os atores enfatizam que, apesar das dificuldades, muitas mães elegem o aleitamento como a opção mais saudável, confortável e econômica. Como aspectos que propiciam o seguimento do aleitamento são citados o apoio familiar, profissional e social; e as experiências anteriores.
A angústia da mãe oriunda de outro país é relatada por esta especialmente no parto, porque tudo já estava planejado para o parto e nascimento de seu primeiro filho em seu país de origem: “Foi muito complicado porque minha ideia era que minha mamãe estivesse no parto”.
No evento do parto, verifica-se que, para Gaia, o convívio entre a puérpera e sua mãe durante o pós-parto é importante para a preservação ou alterações de práticas ou hábitos referentes ao aleitamento, assumindo seu caráter sociocultural e propiciando que mulheres de diferentes gerações de uma mesma família ou mesma geração vivenciem várias representações, novos sentidos e novas práticas, que podem ser compartilhadas durante o puerpério e o aleitamento23.
Observa-se a interculturalidade na opção pelo aleitamento, principalmente no pós-parto imediato e no diálogo de saberes: as práticas culturais e o saber biomédico para o início do aleitamento complementam os saberes sem prepotência ou desqualificações. A interculturalidade se manifesta na atenção e colaboração da equipe quando Gaia expressa seu desejo de aguardar 24 horas para dar o primeiro banho no bebê para que o início do aleitamento seja efetivo, como sua mãe a orientou e ela mesma observou no nascimento de seu irmão. Quando o bebê perdeu mais peso do que o habitualmente esperado, Gaia sentiu-se impotente, foi acolhida pela equipe e, mesmo desejando o aleitamento exclusivo, aceitou a introdução temporária de fórmula láctea.
Diversas investigações científicas evidenciam a prática do aleitamento permeada por valores socioculturais. São crenças, conceitos e costumes transmitidos a cada geração que compõem aspectos importantes e que não devem ser desconsiderados pelos profissionais de saúde que atuam com puérperas, tais como as recomendações de práticas para o aumento do volume e qualidade do leite materno, sem comprovação científica, porém aceitas e consideradas válidas24.
A alimentação da puérpera é motivo de atenção, cuidado e afeto para as mulheres, pois significa a recuperação do organismo após o parto e quantidade e qualidade do leite materno. O grupo familiar, constituído por diferentes gerações, pode presenciar por parte de uma das mães a experimentação de novas práticas que podem ser compartilhadas23. Gaia expressa suas práticas e crenças quando coloca que não pôde tomar nimalta para aumentar a quantidade de seu leite.
O apoio qualificado no aleitamento para mães oriundas de outros países é fundamental: os serviços de saúde devem possibilitar cuidados e informações culturalmente adequadas com profissionais de saúde capacitados em competência cultural. Desenvolver estratégias para, se possível, envolver avós para também formar a rede de apoio é essencial para a manutenção da amamentação por período prolongado. É importante também ressaltar ações com os profissionais de saúde visando à conscientização sobre a diversidade de culturas, crenças, práticas e experiências sobre o aleitamento25.
Trajetória hospitalar e interculturalidade
A dificuldade de comunicação ocasionada pela barreira linguística foi o elemento que se sobressaiu na relação da mãe com a equipe de assistência. A linguagem é ferramenta essencial para a convivência em sociedade e, por ser diversificada, representa um desafio para a assistência à saúde com qualidade e humanizada para todos frente a necessidades específicas de cada indivíduo26.
Gaia, apesar das dificuldades com o idioma, não sentiu uma grande barreira na comunicação. Avellaneda27 relata, em maternidade de São Paulo, a evidente barreira linguística, onde bolivianas referiram não receber informações claras sobre as condições de saúde de seus filhos.
O desafio atual é como cada profissional pode contribuir para o cuidado de forma inclusiva, respeitando as diferenças linguísticas e utilizando estratégias e/ou instrumentos de comunicação, como formas variadas de linguagem verbal e não verbal, para que todos acessem e recebam assistência de forma humanizada, eficiente e equitativa26.
No transcorrer da análise, um achado que emergiu foi a generalização do estrangeiro por parte dos profissionais de saúde. A reflexão sobre como essas mães são acolhidas e cuidadas nas instituições de saúde merece atenção especial:
As concepções dos profissionais de saúde se fundamentam no modelo biomédico (mas não exclusivamente nele) e, em situação de contato intercultural, opõem-se a um “outro”. Vale dizer que ambos se enxergam de maneira imprecisa. Oliveira (2000) mostra como grupos de migrantes oferecem uma oportunidade privilegiada para o estudo das formas de interação na articulação entre identidade, etnicidade e nacionalidade28. (p. 33)
As entrevistas dos integrantes da equipe multidisciplinar revelaram as representações sobre as mães oriundas de outros países, como se não houvesse particularidades de nacionalidades, linguísticas, de crenças e práticas culturais próprias de cada povo: “[...] acho que não tem muita diferença com as estrangeiras que eu vi. Talvez um pouco de vergonha em mostrar-se, evitam tirar o peito em frente aos maridos de outras pacientes” (fala de Atena, pediatra, boliviana).
A fala anterior corrobora estudos sobre serviços de saúde materno-infantil que apontam sensibilidade cultural insuficiente e a tendência dos profissionais de saúde para estereotipar mulheres oriundas de outros países e enxergá-las como coletivos semelhantes, em lugar de indivíduos diversos e com práticas culturais distintas25.
Um tópico que podemos colocar como confronto do saber biomédico versus saberes tradicionais foi evidenciado em alguns momentos durante a permanência da mãe no hospital. O mais representativo se deu quando Atena reconhece como inadequada a prática de oferecer chás para neonatos, minimizando suas crenças e tradições familiares e culturais.
O apoio da equipe multiprofissional é fundamental para que a mãe possa vivenciar a experiência da hospitalização de seu filho de forma mais humanizada. As mães oriundas de outros países experimentam sentimentos e dificuldades diferentes dos das mães nativas – como a barreira linguística. Portanto, é essencial o suporte da equipe com sensibilidade para reconhecer e atuar nas necessidades individuais.
Ações de promoção e proteção ao aleitamento devem ocorrer com o respeito e reconhecimento das crenças e práticas que permeiam o ato de amamentar21.
Na hospitalização, Gaia utilizou, predominantemente, como trajetória hospitalar os recursos do sistema biomédico na assistência à alimentação de seu filho que, como recém-nascido, deu-se pelo aleitamento materno, além do uso de via alternativa temporária quando necessitou de aporte devido à perda de peso.
Neste estudo, constatou-se que a mãe oriunda de outro país reconhece a importância do aleitamento, mas, devido ao contexto de dar à luz em outro país, sem a família para apoiá-la e auxíliá-la, pode necessitar de informações e cuidados culturalmente adequados25.
Para Gaia, o apoio qualificado da equipe multiprofissional foi importante para a manutenção do equilíbrio e da tranquilidade durante o período de internação, ainda que por poucos dias. Os elementos que emergem dessa análise revelam que os integrantes da equipe multiprofissional do hospital possuem poucas referências para trabalhar com casos de estrangeiros, que se revelam complexos28.
Os profissionais da área da saúde por vezes desconsideram as experiências próprias de cada mãe, especialmente a mãe oriunda de outros países, não percebendo a importância daquelas para a adesão e a manutenção da amamentação, no caso dos neonatos, e para a compreensão e o consequente auxílio nos procedimentos das crianças internadas em relação à introdução alimentar e vias de alimentação alternativas.
Portanto, é importante conhecer e compreender a variedade de origem e cultura das mães oriundas de outros países e de seus filhos em situação de hospitalização; e como a equipe multiprofissional interage com essa diversidade para que se possam produzir novas estratégias e ações individuais e coletivas, no âmbito hospitalar, que envolvam as questões subjetivas das mães, os saberes específicos de seu lugar de origem e os saberes técnicos.
Considerando o aumento de pessoas em mobilidade internacional buscando assistência nos serviços de saúde do país de acolhimento e, especificamente, a situação de estresse pela internação de um filho – que no caso de mães oriundas de outros países pode ter fatores adicionais, como a dificuldade em entender o que é explicado pela barreira da língua e desencontros culturais –, este estudo constitui uma busca para compreender como a mãe percebe e lida com a trajetória de hospitalização de seu filho e as possibilidades e limitações do que percebe sobre o país de acolhimento. Assim, serão gerados subsídios e propostas para a solução de problemas cotidianamente presentes no ato de alimentar seu filho, de forma que essas mães possam vivenciar esse momento da maneira menos traumática possível.
Considerações finais
Ficou evidenciado que o cenário sociocultural e a interculturalidade são aspectos que devem ser considerados nas experiências e decisões sobre como a mãe oriunda de outro país em ambiente hospitalar alimentará seu bebê, com a equipe acolhendo-a, promovendo escuta qualificada e valorizando as práticas, crenças e tradições culturais
A generalização do estrangeiro/imigrante por parte dos profissionais de saúde desconsidera como essencial a identificação das particularidades linguísticas, de crenças e práticas culturais próprias de cada povo para a melhor relação paciente-profissional de saúde no processo do cuidado na hospitalização.
Observou-se a necessidade de elaboração de novas práticas, tanto para a díade mãe-bebê quanto para a equipe multiprofissional, incluindo a mãe como protagonista no cuidado de seu filho em relação à alimentação em situação de hospitalização.
A natureza interdisciplinar deste estudo contribui com a ciência, de modo a fomentar a interlocução entre as diferentes disciplinas na área da pesquisa (Antropologia, Nutrição e Fonoaudiologia) e entre os profissionais responsáveis por atuar no cuidado materno-infantil, tornando-os mais sensíveis à compreensão das diferenças e da diversidade cultural da população que atendem.
Agradecimentos
A autora agradece à sua orientadora, Profa. Dra. Claudia Ridel Juzwiak, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pelas estimadas contribuições por meio de discussões,revisões do trabalho e suporte.
Blanco ESV. Trajetória hospitalar mãe-bebê em situação de deslocamento internacional durante a pandemia de Covid-19: relato de experiência. Interface (Botucatu). 2022; 26: e210679 https://doi.org/10.1590/interface.210679
Referências
1
1 Nunes M. O fechamento das fronteiras terrestres amazônicas e impactos na mobilidade transnacional. Bol Reg Urbano Ambient. 2020; (24):39-46.
Nunes
M
O fechamento das fronteiras terrestres amazônicas e impactos na mobilidade transnacional
Bol Reg Urbano Ambient
2020
24
39
46
2
2 Meyer A, Witkamp A, Pécoud A. People on the move. Handbook of selected terms and concepts. Paris: The Hague Process; 2008.
Meyer
A
Witkamp
A
Pécoud
A
People on the move
Handbook of selected terms and concepts
Paris
The Hague Process
2008
3
3 Ferreira EK. Perfil das mães imigrantes internacionais residentes no Estado de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo; 2019.
Ferreira
EK
Perfil das mães imigrantes internacionais residentes no Estado de São Paulo
dissertação
São Paulo
Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
2019
4
4 Brasil. Presidência da República. Decreto nº 9.199, de 20 de Novembro de 2017. Regulamenta a Lei nº 13.445, de 24 de Maio de 2017, que institui a Lei de Migração [Internet]. Brasília; 2017 [citado 21 Jul 2020]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Decreto/D9199.htm
Brasil. Presidência da República
Decreto nº 9.199, de 20 de Novembro de 2017
Regulamenta a Lei nº 13.445, de 24 de Maio de 2017, que institui a Lei de Migração [Internet]
Brasília
2017
21 Jul 2020
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Decreto/D9199.htm
5
5 Castañeda H. Immigration and health: conceptual, methodological, and theoretical propositions for applied anthropology. Ann Anthropol Pract. 2010; 34(1):6-27.
Castañeda
H
Immigration and health: conceptual, methodological, and theoretical propositions for applied anthropology
Ann Anthropol Pract
2010
34
1
6
27
6
6 Goldberg A, Silveira C, Coviello DM. Migração, refúgio e saúde. Santos: Editora Universitária Leopoldianum; 2018.
Goldberg
A
Silveira
C
Coviello
DM
Migração, refúgio e saúde
Santos
Editora Universitária Leopoldianum
2018
7
7 Boccolini CS, Boccolini PMM, Monteiro FR, Venâncio SI, Giugliani ER. Breastfeeding indicators trends in Brazil for three decades. Rev Saude Publica. 2017; 51:108. Doi: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051000029.
Boccolini
CS
Boccolini
PMM
Monteiro
FR
Venâncio
SI
Giugliani
ER
Breastfeeding indicators trends in Brazil for three decades
Rev Saude Publica
2017
51
108
108
10.11606/S1518-8787.2017051000029
8
8 Gasparin VA, Strada JKR, Moraes BA, Betti T, Pitilin EB, Espirito Santo LC. Fatores associados à manutenção do aleitamento materno exclusivo no pós-parto tardio. Rev Gaucha Enferm. 2020; 41 Esp:e20190060. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190060.
Gasparin
VA
Strada
JKR
Moraes
BA
Betti
T
Pitilin
EB
Espirito Santo
LC
Fatores associados à manutenção do aleitamento materno exclusivo no pós-parto tardio
Rev Gaucha Enferm
2020
41
Esp
e20190060
10.1590/1983-1447.2020.20190060
9
9 Ausona Bieto M, Brigidi S, Carduz Font L. Lactancias, capital y soberania alimentaria. La falaz escasez de la leche humana. Dilemata (Barcelona). 2017; 9(25):135-142.
Ausona Bieto
M
Brigidi
S
Carduz Font
L
Lactancias, capital y soberania alimentaria. La falaz escasez de la leche humana
Dilemata
Barcelona
2017
9
25
135
142
10
10 Pereira LB, Abrão ACFV, Ohara CVS, Ribeiro CA. Maternal experiences with specificities of prematurity that hinder breastfeeding. Texto Contexto Enferm. 2015; 24(1):55-63.
Pereira
LB
Abrão
ACFV
Ohara
CVS
Ribeiro
CA
Maternal experiences with specificities of prematurity that hinder breastfeeding
Texto Contexto Enferm
2015
24
1
55
63
11
11 Lima MML, Silva TKR, Tsupal PA, Melhem ARF, Brecailo MK, Santos EF. A influência de crenças e tabus alimentares na amamentação. Mundo Saude. 2016; 40(2):221-229.
Lima
MML
Silva
TKR
Tsupal
PA
Melhem
ARF
Brecailo
MK
Santos
EF
A influência de crenças e tabus alimentares na amamentação
Mundo Saude
2016
40
2
221
229
12
12 Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde. Rev Lat Am Enfermagem. 2010; 18(3):1-9.
Langdon
EJ
Wiik
FB
Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado às ciências da saúde
Rev Lat Am Enfermagem
2010
18
3
1
9
13
13 Kleinman A, Benson P. Anthropology in the clinic: the problem of cultural competency and how to fix it. PLoS Med. 2006; 3(10):1673-1676.
Kleinman
A
Benson
P
Anthropology in the clinic: the problem of cultural competency and how to fix it
PLoS Med
2006
3
10
1673
1676
14
14 Van der Sand ICP, Monticelli M, Ressel LB, Bretas ACP, Schirmer J. Antropologia da saúde: contribuições teóricas para a interpretação do processo do nascimento. Rev Enferm UFPE. 2014; 8(8):2896-2906.
Van der Sand
ICP
Monticelli
M
Ressel
LB
Bretas
ACP
Schirmer
J
Antropologia da saúde: contribuições teóricas para a interpretação do processo do nascimento
Rev Enferm UFPE
2014
8
8
2896
2906
15
15 Lazarus E. Theoretical considerations for the study of the doctor-patient relationship: implications of a perinatal study. Med Anthropol Q. 1988; (2):34-58.
Lazarus
E
Theoretical considerations for the study of the doctor-patient relationship: implications of a perinatal study
Med Anthropol Q
1988
2
34
58
16
16 Lupton D. ‘The best thing for the baby’: mothers’ concepts and experiences related to promoting their infants’ health and development. Health Risk Soc. 2011; 13(7-8);637-651.
Lupton
D
‘The best thing for the baby’: mothers’ concepts and experiences related to promoting their infants’ health and development
Health Risk Soc
2011
13
7-8
637
651
17
17 Freire MML. Ser mãe é uma ciência: mulheres, médicos e a construção da maternidade científica na década de 1920. Hist Cienc Saude Manguinhos. 2008; 15 Suppl:153-171. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702008000500008.
Freire
MML
Ser mãe é uma ciência: mulheres, médicos e a construção da maternidade científica na década de 1920
Hist Cienc Saude Manguinhos
2008
15
Suppl
153
171
10.1590/S0104-59702008000500008
18
18 Dantas S. Interculturalidades. Rev USP. 2017; (114):8-10.
Dantas
S
Interculturalidades
Rev USP
2017
114
8
10
19
19 Weissmann L. Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade. Constr Psicopedag. 2018; 26(27):21-36.
Weissmann
L
Multiculturalidade, transculturalidade, interculturalidade
Constr Psicopedag
2018
26
27
21
36
20
20 Freitas C, Mendes Á. A resiliência da saúde migrante: itinerários terapêuticos plurais e transnacionais. REMHU Rev Inter Mobil Hum. 2013; 21(40):69-92.
Freitas
C
Mendes
Á
A resiliência da saúde migrante: itinerários terapêuticos plurais e transnacionais
REMHU Rev Inter Mobil Hum
2013
21
40
69
92
21
21 World Health Organization. Indicators for assessing infant and young child feeding practices: conclusions of a consensus meeting held 6–8 november 2007 in Washington D.C. [Internet]. Geneva: WHO; 2008 [citado 28 Jun 2020]. Disponível em: https://www.who.int/nutrition/publications/infantfeeding/9789241596664/en/
World Health Organization
Indicators for assessing infant and young child feeding practices: conclusions of a consensus meeting held 6–8 november 2007 in Washington D.C
Internet
Geneva
WHO
2008
28 Jun 2020
Disponível em: https://www.who.int/nutrition/publications/infantfeeding/9789241596664/en/
22
22 Gil-Estevan MD, Solano-Ruiz MC. Diversidad cultural y lactancia materna: prestación de cuidados culturalmente competentes en Atención Primaria. Index Enferm. 2017; 26(3):162-165.
Gil-Estevan
MD
Solano-Ruiz
MC
Diversidad cultural y lactancia materna: prestación de cuidados culturalmente competentes en Atención Primaria
Index Enferm
2017
26
3
162
165
23
23 Moreira MA, Nascimento ER, Paiva MS. Representações sociais de mulheres de três gerações sobre práticas de amamentação. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(2):432-441.
Moreira
MA
Nascimento
ER
Paiva
MS
Representações sociais de mulheres de três gerações sobre práticas de amamentação
Texto Contexto Enferm
2013
22
2
432
441
24
24 Lima SP, Santos EKA, Erdmann AL, Farias PH, Aires J, Nascimento VF. Percepção de mulheres quanto à prática do aleitamento materno: uma revisão integrativa. Rev Pesqui Cuid Fundam. 2019; 11(1):248-254. Doi: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.248-254.
Lima
SP
Santos
EKA
Erdmann
AL
Farias
PH
Aires
J
Nascimento
VF
Percepção de mulheres quanto à prática do aleitamento materno: uma revisão integrativa
Rev Pesqui Cuid Fundam
2019
11
1
248
254
10.9789/2175-5361.2019.v11i1.248-254
25
25 Schmied V, Olley H, Burns E, Duff M, Dennis CL, Dahlen HG. Contradictions and conflict: a meta-ethnographic study of migrant women’s experiences of breastfeeding in a new country. BMC Pregnancy Childbirth. 2012; 12:163. Doi: https://doi.org/10.1186/1471-2393-12-163.
Schmied
V
Olley
H
Burns
E
Duff
M
Dennis
CL
Dahlen
HG
Contradictions and conflict: a meta-ethnographic study of migrant women’s experiences of breastfeeding in a new country
BMC Pregnancy Childbirth
2012
12
163
163
10.1186/1471-2393-12-163
26
26 Galvão GMM, Camargo BB, Matos BC, Mendonça FLP, Landim JS, Carvalho MD, et al. Relato de caso: a importância da comunicação no atendimento a um recém-nascido de pais haitianos na maternidade Odete Valadares, maternidade pública referência do método canguru em Belo Horizonte-MG. Rev Med Minas Gerais. 2018; 28 Supl 5:228-231.
Galvão
GMM
Camargo
BB
Matos
BC
Mendonça
FLP
Landim
JS
Carvalho
MD
Relato de caso: a importância da comunicação no atendimento a um recém-nascido de pais haitianos na maternidade Odete Valadares, maternidade pública referência do método canguru em Belo Horizonte-MG
Rev Med Minas Gerais
2018
28
Supl 5
228
231
27
27 Avellaneda YR. A experiência de gravidez, parto e pós-parto das imigrantes bolivianas e seus desencontros na cidade de São Paulo – Brasil [tese]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo; 2015. Doi: https://doi.org/10.11606/T.6.2015.tde-13112015-105147.
Avellaneda
YR
A experiência de gravidez, parto e pós-parto das imigrantes bolivianas e seus desencontros na cidade de São Paulo – Brasil
tese
São Paulo
Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo
2015
10.11606/T.6.2015.tde-13112015-105147
28
28 Martin D, Goldberg A, Silveira C. Imigração, refúgio e saúde: perspectivas de análise sociocultural. Saude Soc. 2018; 27(1):26-36.
Martin
D
Goldberg
A
Silveira
C
Imigração, refúgio e saúde: perspectivas de análise sociocultural
Saude Soc
2018
27
1
26
36
10.1590/interface.220157
Experience reports
Hospital trajectory of mother-infant in international displacement situation during the Covid-19 pandemic period: an experience report
0000-0003-0392-8675
Blanco
Eliane Selma do Valle
(a)
(a)
Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (doutorado), Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136, Vila Matias. Santos, SP, Brasil. 11015-020.
blanco.eliane@unifesp.br
Conflict of interest
The author have no conflict of interest to declare.
Editor
Antonio Pithon Cyrino
Associated editor
Dulce Aurélia de Souza Ferraz
Translator
Ryadh Weyersbach
During the hospitalization period of infants, feeding is a possibility of bonding between their mothers and the health care team, understanding the feasibility of breastfeeding and/or being fed orally as an indication of health improvement. For the foreign mother, there may be additional stressors arising from cultural differences. In this study, I characterize the hospital trajectory of a Colombian mother and describe representations and practices of her relationship with the health care team. Based on interviews and a field diary, communication difficulties between mothers and health professionals and the lack of knowledge regarding the mother’s cultural practices and traditions were identified. The sociocultural scenario must be considered in the experiences and decisions about how a foreign mother feeds her infant in a hospital environment, with the health care team legitimizing the dialogue of knowledge, inserting it into the health care systems.
Keywords
Cultural diversity
Hospitalization
Newborn
Breastfeeding
Introduction
In March 2020, the World Health Organization (WHO) declared the novel coronavirus (Covid-19) pandemic a public global health emergency. As a result, several countries have implemented various measures for preventing the spread of the Covid-19 disease, such as restricting population movement through social distancing interventions. All South American countries closed their borders, impacting transnational displacement in all its aspects, including temporary displacements like vacations1.
This study arose from the researcher’s professional experience and personal concerns about several foreign mothers cared for in the maternity ward where she works, which is part of a large hospital in the pole city of Baixada Santista.
Neonatal or pediatric hospitalization is above all a stressful experience for the infant and family, given that, in addition to the reasons that led to hospital stay, it requires adaptation to the hospital environment and its routines. This stress factor is enhanced when the mother comes from a different country and culture.
Despite humanization strategies, the mothers of the hospitalized newborns are rarely welcomed by the health care team in terms of respecting their beliefs, traditions, and cultural values.
As of March 2020, the entire Brazilian hospital routine underwent changes due to the Covid-19 pandemic. On the other hand, infants continued to be born, with frightened mothers and fathers, yearning for a quick hospital discharge, distrusting the presence of health care professionals for not knowing if they had had contact with coronavirus patients, but also frustrated for not being allowed to have family and friends visit the maternity ward to welcome their newborn. As much of the personal relationship became virtual in the pandemic, grandparents, brothers, and uncles met the newborn through video calls.
This paper aims to characterize, through the experience report of a Colombian mother, the trajectory focused on the labor and hospitalization of her newborn, identifying the representations and practices in the relationships among the various health team professionals.
It is important to highlight that a tourist trip does not mean what is defined as an international migration process2, but rather, in the case reported in this paper, a tourist trip that turned into an “involuntary immigration” because of unpredictable circumstances: the Covid-19 pandemic.
Human mobility and migratory flows were deeply affected, on different scales, from the moment when it started to: have greater control over the entry and exit of people; close borders; intensify the monitoring of displacements through technology; reduce the means of transport, mainly by air; and increase prejudice and discrimination against human mobility.
For data collection, field diaries and interviews were produced with the mother of the infant and the health professionals who helped with her care during the hospitalization period.
This is a part of the research submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of São Paulo (Unifesp) and approved under opinion number 4,130,572/2020. All the names are fictitious to maintain anonymity.
How the walking takes place
Pregnancy, labor and postpartum are fragile periods for any woman. Depending on the migratory status, the case of foreign mothers deserves greater attention due to the difficulties of access to health care and hospitalization. Those difficulties include legal issues, such as lack of documentation, which can lead some women to either avoid or delay access to health care services3.
Prejudice, linguistic and cultural differences, and lack of knowledge about the norms of a health system different from that of their homeland, with unfamiliar routines, can also be cited as elements that make it difficult to fully use and access health care and education services to which they are entitled by Law no. 13,445/17 (Migration Law)4 and the Brazilian Federal Constitution5,6.
Breastfeeding during hospitalization
Boccolini et al.7 highlight the importance of breastfeeding as a natural method of bonding, affection, and nutrition for the infant, proving to be an economical and efficient way to reduce infant morbidity and mortality.
The breastfeeding experience is strongly associated with emotional, biological, psychological, and sociocultural factors; thereby, the decision to breastfeed is aligned with the mother’s life story. This experience gains sociocultural influences according to the times and customs of each historical moment. The concrete benefits of the breastfeeding practice have been observed in scientific circles for some decades8.
During hospitalization (labor and/or hospitalization of the infant), the infants’ mothers may experience numerous emotions (e.g. fear, anxiety, sadness, euphoria), thus needing to be welcomed by the health care team, which must consider the subjectivity of the mothers and/or families to offer adequate support. It is worth stressing that there are several biomedical interferences, such as complications during labor and/or neonatal difficulties, which delay or undermine the introduction of breastfeeding: surgical delivery; premature babies; newborns’ hospitalization for different reasons that lead to physical and/or emotional separation between the mother and infant9.
The mother of a hospitalized infant experiences situations signified by her as obstacles to breastfeeding, such as clinical instability, the fear of baby’s death, its difficulty to suck, the late start of breastfeeding, and milk production usually interpreted by her as insufficient. Hence, exclusive breastfeeding is considered difficult, a risk to slow weight gain, and consequent prolonged hospitalization10.
Breastfeeding can many times become difficult or even made impossible because of the mother’s feelings and frustrations, and this situation can be even more recurrent when she is alone in a hospital environment with cultural patterns that often cause estrangement, stress and loneliness even among so many people. Emotions affect lactation through specific psychosomatic mechanisms: on the one hand, feelings of calmness, confidence and tranquility favor good breastfeeding; on the other hand, fear, tension, pain, fatigue, anxiety, and food taboos can cause breastfeeding failure, resulting in early weaning11.
For the introduction and assistance of newborns in a hospital environment, it is crucial that the interdisciplinary team act backing breastfeeding, the administration of complementary feeding, or even the definition of alternative feeding forms. It provides a better prognosis for newborns with low birth weight, premature, with anatomical and/or functional or neurological changes, involving and leading families to deal with difficulties, recognizing the limitations and possibilities of their infants.
The issue of nutrition is emphasized by all (mother, family members and multidisciplinary team) throughout hospitalization. It reveals itself as an opportunity of approximation and bonding in which mothers strive to understand the forms and conditions of their infants concerning the possibility of breastfeeding and/or oral feeding. Furthermore, it is a factor always interpreted by them as a sign of improvement in the infant’s condition. In the case of foreign mothers, other stress factors are added, such as their difficulty in understanding what is explained by the language barrier.
In such a scenario, it is challenging to know and respect the cultural diversities of each patient in the day-to-day life of a hospital. It can be noted a lack of information on the particularities related to breastfeeding, food introduction, and the use of alternative feeding forms, in addition to difficulties in communication between doctor/health care team and patients, and sometimes among the health professionals themselves. Based on this lack of knowledge, working with foreign mothers and their infants during hospitalization can be an enriching experience for the health professionals, since it has the potential to stimulate a movement of renewal, knowledge expansion and reflection on our own beliefs and traditions.
Looking at the health-disease process from a cultural perspective
Langdon12 claims that issues about the processes of health and illness must be thought of and evaluated from the specific sociocultural contexts of each individual in which they occur. They can be health habits and/or techniques of care and attention, beliefs, rituals, and even some restrictions (e.g., blood transfusion), many times distant from, or even opposed to, the cultural standards of the health professionals.
In this process, it is mandatory to understand how culture - here understood as health-related beliefs, behaviors, and values - permeates the processes of diagnosis, treatment, and therapeutic care13. Health and disease are socially and symbolically constructed, mingled with the biography of individuals and their social groups, helping in the analysis of the disorders that they are subject14.
Using a case study of pregnant women, Lazarus15 observed that the difficulty of communication and understanding in the doctor-patient (patient/health professional) relationship that takes place beyond linguistic differences exists because, during the interaction, each “actor” builds different clinical realities from their own cultural perception or explanatory model of sickness and health.
With respect to food, breastfeeding and food introduction are processes replete with beliefs, traditions, and taboos. The situation is no different concerning hospitalized children, for whom we can still add issues related to the use of alternative feeding forms.
The breastfeeding practice is also associated with the ideal of the “good mother,” as dominant discourses on infant feeding which insist that “breastfeeding is the best thing for the baby,” for its physical and emotional well-being, ignoring aspects related to their mothers16.
Such discourses allude to hygienist practices, putting childcare as exclusive to mothers, thus contributing to the physical and mental exhaustion of women in the postpartum period, especially in the first months after birth17.
The motherhood experience assimilates different meanings depending on the sociocultural contexts in which it is inserted, and they must be addressed when mothers accompany their children during the hospitalization period.
Health care is comprehensive, and for the full performance of health professionals, or the team they are part of, it must be realized how their experiences, personal trajectories, and cultural ancestry induce attitudes and values in the analysis of health and illness processes for the care of individuals from other cultures, referring to interculturality.
Interculturality - that is, the interaction/contact between individuals from different shared cultural backgrounds - must happen with the prioritization of interrelation, expanding horizons, encouraging the enrichment of experiences and continuous evolution18,19.
Kleinman and Benson13 claim that cultural factors are crucial to diagnosis, definition of therapeutic processes, and care. They shape values, health-related beliefs, and behaviors. Cultural processes include psychophysiological reactions, interpersonal relationships, the cultivation of collective and individual identity, and religious practices. Those processes usually differ within the same ethnic or social group because of differences in personality, age group, gender, class, religion, and ethnicity13.
There is also transnational health care that is not restricted by the borders of a sole country or nation, which include those adopted by individuals outside their territories, including the use of formal and informal health care practices20.
Hence, the plurality of viable approaches in the observation of therapeutic trajectories can contribute to the organization processes of health and management services in the creation of humanized and contextually integrated care practices, accomplishing more effective therapeutic results.
Walking together
I unavoidably reflect on the hospital environment, which, even when it shelters the beginning of life, without anguish or more intense pain, is characterized by estrangement, by the hard, cold, and difficult to understand technology, and a need to stay [in this environment] for the shortest possible period, an urgency which I sometimes interpret as an escape from reality, abandonment, or hopelessness. I also discern people’s loneliness and neediness, even if they are amidst several others over the twenty-four hours of the day. This is intensified when the mother is a foreigner and far from her cultural and family references.
(Field journal)
The male infant under medical observation, born on a Friday morning, was undergoing an infectious screening with blood count and C-reactive protein (CRP) test to verify the possibility of neonatal infection (hospital protocol), as his mother had not undergone the final pregnancy exams, as she was already on international mobility.
The infant’s parents had not imagined living such a defining moment in their lives in an unknown place, without having the option and presence of those they would like to have by their side.
International displacement does not always take place out of necessity or in the search for a better quality of life: many times, it results from an emergency or unexpected situation, as in the case of natural accidents, the outbreak of conflicts, or even an impediment to return home due to a pandemic, as in the case reported in this study.
The multidisciplinar health care team observes a young couple, waiting for the arrival of their first child, but I detect some caution, some fear of the questions and procedures of the team. Communication is a separate chapter: if Brazilian words and expressions are difficult to interpret depending on the region of origin and care reception within the country itself, then a person unfamiliar with the Portuguese language probably feels even more uncomfortable. On the other hand, there are always symbols and strategies that help in the communication process, such as gestures and, more recently, mobile translation apps.
Gaia: multinational family
The couple, formed by the 22-year-old Colombian Gaia, a Business Administration graduate, and her 30-year-old Chilean husband M., a computer engineer, live in Santiago, Chile.
They arrive in Brazil in March 2020, coming on a vacation trip by car from Chile, crossing Argentina, and stay with friends in São Vicente. With the closing of the Argentine borders, they decide to stay in Brazil. This is how Said was born; a Brazilian, son of a Colombian mother and a Chilean father.
One May morning, Gaia started feeling labor pains. By the end of the day, as the pain intensified, she was hospitalized. The labor was long. Her husband accompanied her, and she had the nursing support whenever it was requested.
Her son was born by natural birth. She reported that it was difficult because she had thought it would be a moment with the most important people (her mother and husband) in her life, but that fate had changed those plans.
Gaia was calm, but her facial expression changed whenever the subject inevitably turned to the Covid-19 pandemic. She mentions her fear of having her first baby in a foreign country, during the pandemic, in a hospital that also treats Covid-19 patients.
In the first feeding, Gaia was welcomed by a nurse and did not report difficulties. It is worth mentioning that she had not received prior guidance on breastfeeding in her prenatal care, expecting that it would occur in her last medical appointments.
On the second day of hospitalization, she got scared after the pediatrician’s visit, because her newborn had lost more weight than expected. Consequently, she cried, feeling helpless as she believed she had not enough milk for her son. Once again, she reported missing her mother’s presence and family experiences that would make her feel calmer.
With respect to breastfeeding care, Gaia needed support from the entire health care team (that is, nursing, medical and speech therapist). All routine procedures for breastfeeding were carried out throughout the hospitalization: breastfeeding assessment, follow-up, guidance, assisting and supporting the mother and her newborn in breastfeeding. According to Gaia, “helping with mamá [breastfeeding] is very important, particularly for a young mother with her first child.” She recalls her homeland tradition related to “milk let-down” - that is, after labor, drink two liters of nimalta (non-alcoholic beer malt beverage) -, which is not practiced in Brazil. As for food, she felt no significant differences.
The multidisciplinary health care team calmed the couple, giving them a lot of attention and information. Although some of the health professionals faced language difficulties, they represented no barrier to communication. Hígia, one of the nurses who accompanied Gaia and her baby during hospitalization, confessed that she felt difficulties in communicating with the couple because she spoke no Spanish. The nursing technician Artemis was afraid because she believed that she would not be able to understand Gaia; however, they understood each other quite well through gestures, mimics, and sometimes through repeated lines.
The extended hospitalization of the newborn caused alarm and greater concern for the parents, for two reasons: suspicion of cardiac alterations; and prolonged failure in the neonatal hearing screening, which, after new tests, showed normal results.
Gaia celebrated her first Mother’s Day with her newborn in hospital, during pandemic, far from her homeland, from her family. According to a well-known saying, “when a baby is born a mother is born.” I witnessed the birth of a young mother.
Discussion
Two thematic nuclei emerged from the analysis of the hospital trajectories of Gaia and her newborn baby: breastfeeding as the only and natural choice; and hospital trajectory and interculturality. It should be noted that the findings of each of these nuclei often overlap or complement each other.
Breastfeeding as the only and natural choice
The World Health Organization (WHO)21 recommends exclusive breastfeeding for the first six months of life, with the subsequent introduction of complementary foods up to two years of age, promoting the growth and development of children.
It was possible to perceive that, despite her age and life experience, Gaia chose breastfeeding as the natural and ideal way to feed her newborn baby, regardless of her distress when she learned of his weight loss above expectations. Gil-Estevan and Solano-Ruiz22 state that breastfeeding is an organic event, influenced by different biological and cultural aspects, impacted by feelings such as fear and uncertainty, particularly concerning the ability to breastfeed the newborn. They underline that, despite the difficulties faced, many mothers choose breastfeeding as the best, healthiest, most economical and comfortable option, and cite family, professional and social support, and previous experiences as aspects that favor the continuity of breastfeeding.
Gaia reports the anguish of the foreign mother focusing mainly on labor, as she had planned everything for the labor and birth of her first child. She said: “It was very complicated [having my first child in a foreign country], because I thought my mother would be present at the birth.”
In this part that refers to labor, it can be noticed that, for Gaia, the interaction between mother and daughter in the postpartum period is a relevant aspect in maintaining or changing breastfeeding practices or habits, assuming their sociocultural character and allowing women from different generations of the same family or generation experience multiple representations, new meanings and new practices that may or may not otherwise be shared during the puerperium and breastfeeding processes23.
Interculturality can be noted in the option for breastfeeding, notably in relation to the immediate postpartum period, the dialogue of knowledge: cultural practices and biomedical knowledge for the beginning of breastfeeding, integrating knowledge with neither arrogance nor lack of qualification. Interculturality is manifested in the health care team’s attention and collaboration when Gaia shows her desire to wait 24 hours before giving her newborn baby the first bath so that the beginning of the breastfeeding process is effective, following her mother’s guidance and that she herself observed at her brother’s birth. Gaia felt helpless when her baby lost more weight than usual. She was welcomed by the health care team and, even though wishing exclusive breastfeeding, accepted the temporary introduction of milk formula in her newborn’s diet.
Multiple scientific studies show the breastfeeding practice permeated by sociocultural values. They are beliefs, concepts, customs transmitted from generation to generation that compose important aspects and that should not be neglected by health professionals working with puerperal women. As an example, we point out the recommendations of practices for increasing the volume and quality of breast milk, without scientific evidence, but accepted and deemed valid24.
Puerperal breastfeeding is a reason for attention, care, and affection for women, as it means both the recovery of labor and the quantity and quality of breast milk. The family group, made up of the integration of different generations, can witness by one of the mothers the experimentation of new practices, which may or may not be shared23. Gaia expresses her practices and beliefs when she mentions that she could not drink nimalta to increase her amount of breast milk.
Qualified breastfeeding support for foreign mothers is extremely important. Health services must provide them culturally appropriate care and information, with the support of health professionals qualified in cultural competence. Developing strategies to engage grandparents in a support network is crucial for long-term breastfeeding. It is also relevant to emphasize actions with health professionals to increase awareness of the existing diversity of cultures, beliefs, practices and experiences concerning breastfeeding25.
Hospital trajectory and interculturality
The difficulty of communication arising from the language barrier was the element that could be distinguished in the relationship between the mother and the health care team. Language is a key tool for coexistence in society. Because it is diversified, it represents a challenge for qualified and humanized health care for all to meet the specific needs of each individual26.
Despite facing difficulties with the Portuguese language, Gaia did not feel like it represented a strong barrier in communication. In a study conducted in a maternity hospital in São Paulo, Avellaneda27 reports having found an evident language barrier, with Bolivian women pointing out the lack of clear information about the health conditions of their children.
The current challenge is how each health professional can contribute to inclusive care, respecting linguistic differences and employing strategies and/or instruments as different forms of verbal and non-verbal language, so that everyone can access and receive humanized, efficient and equitable care26.
In the course of the research analysis, one of the findings was the generalization of a foreigner by health professionals. The reflection on how the foreign mothers are welcomed and cared for in health institutions calls for special attention:
Health professionals’ conceptions are founded on the biomedical model (but not exclusively on it) and, in a situation of intercultural contact, they are opposed to an “other.” It should be noted that both see each other mistakenly. Oliveira (2000) explains how migrant groups offer a privileged opportunity to the study of interaction forms in the articulation between identity, ethnicity and nationality28. (p. 33)
The interviews of the multidisciplinary team members disclosed the representations of foreign mothers as if there were no particularities with reference to nationalities, languages, beliefs, and cultural practices of each people: “(…) I don’t think it differs much from the foreigners I’ve seen. Perhaps they are a little ashamed to show themselves. They avoid exposing their breasts [to breastfeed] in front of the husbands of other patients” (speech by Bolivian pediatrician Athena).
The previous speech corroborates studies on maternal and child health services that indicate lack of cultural sensitivity and the tendency for health professionals to stereotype foreign women and view them as homogeneous groups, rather than diverse individuals, with a variety of cultural practices25.
A topic that we can point out as a confrontation of biomedical knowledge versus traditional knowledge was evidenced in some moments during the mother’s hospitalization. The most representative occurred when the Bolivian pediatrician Athena acknowledged the practice of offering teas to newborns as inappropriate, minimizing the mother’s beliefs and cultural family traditions.
The support of the multidisciplinary team is crucial to enable the mother to experience the hospitalization of her infant in a more humanized way. Foreign mothers may experience different feelings and difficulties (such as the language barrier) than native mothers. Hence, team support with sensitivity to recognize and act on individual needs is essential.
Actions to promote and protect breastfeeding must occur with respect and recognition of the beliefs and practices that permeate the act of breastfeeding21.
In the hospitalization period, Gaia mostly used, as a hospital trajectory, the biomedical system resources in the feeding care of her newborn, occurring both through breastfeeding and complementary feeding when she needed support due to her infant’s weight loss.
In this study, it was found that the foreign mother acknowledges the importance of breastfeeding. Nevertheless, because of the context of giving birth in a new country, and without her family support and assistance, she may need culturally appropriate information and care25.
Gaia considered the qualified support of the multidisciplinary team as an important resource for keeping balance and serenity during hospitalization, even for a short period of time. The elements that emerge from this analysis show that the multidisciplinary team members of the hospital have few references to work with cases involving foreigners, which are complex28.
Health professionals sometimes ignore the experiences of mothers, particularly those from other countries, without realizing their importance for the observance and maintenance of breastfeeding, in the case of newborns, and for the understanding and subsequent assistance in the procedures of hospitalized infants related to food introduction and alternative feeding forms.
For this reason, it is important to know and understand the wide range of foreign mothers’ origin and culture and their hospitalized infants, as well as how the multiprofessional team interacts with such diversity so that new strategies, individual and collective actions can be produced in the hospital environment, embracing both the subjective issues of the mothers and the specific knowledge of their place of origin and technical knowledge.
Bearing in mind the increase in the number of people in international mobility who look for health care from the host country, and specifically their stressful situation caused by the hospitalization of their children - which, in the case of foreign mothers, can have additional factors, such as the difficulty in understanding what is explained by the language barrier and cultural difference -, this study seeks to understand: how the mother perceives and deals with her infant’s hospitalization trajectory; and the possibilities and limitations of what she notices about the host country. Accordingly, support and proposals will be created for the solution of everyday problems in the act of feeding infants, so that their mothers can experience such moment in the least traumatic way possible.
Final considerations
The results showed that the sociocultural scenario and interculturality should be considered in the experiences and decisions on how the foreign mother will feed her infant in a hospital environment, with the health care team welcoming her, promoting qualified listening, valuing practices, beliefs and cultural traditions.
The generalization of foreigners/immigrants by health professionals overlooks the great importance of identifying linguistic particularities, beliefs and cultural practices, typical of each people, for the best patient-health professional relationship in the process of care during hospitalization.
The findings showed the need to develop new practices, both for the mother-infant dyad and the multiprofessional health team, with the mother as a protagonist in the infant care in relation to feeding in hospitalization.
The interdisciplinary nature of this study contributes to science so that it can promote dialogue among the different disciplines in the research area (that is, Anthropology, Nutrition and Speech Therapy) and the health professionals who work in maternal/child care, making them more sensitive to understanding the differences and cultural diversity of the population they serve.
Acknowledgments
The author thanks her supervisor, Dr. Claudia Ridel Juzwiak, from the Federal University of São Paulo (Unifesp), for her valued contributions through discussions, reviews and support.
Blanco ESV. Hospital trajectory of mother-infant in international displacement situation during the Covid-19 pandemic period: an experience report. Interface (Botucatu). 2022; 26: e220157 https://doi.org/10.1590/interface.210679
Autoría
Eliane Selma do Valle Blanco
blanco.eliane@unifesp.br
Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (doutorado), Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136, Vila Matias. Santos, SP, Brasil. 11015-020.Universidade Federal de São PauloBrasilSantos, SP, BrasilPós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (doutorado), Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136, Vila Matias. Santos, SP, Brasil. 11015-020.
A autora não tem conflito de interesse a declarar.
Editor
Antonio Pithon Cyrino
Editora associada
Dulce Aurélia de Souza Ferraz
SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
Pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (doutorado), Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136, Vila Matias. Santos, SP, Brasil. 11015-020.Universidade Federal de São PauloBrasilSantos, SP, BrasilPós-graduanda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (doutorado), Universidade Federal de São Paulo. Rua Silva Jardim, 136, Vila Matias. Santos, SP, Brasil. 11015-020.
Como citar
Blanco, Eliane Selma do Valle. Trayectoria hospitalaria mamá-bebé en situación de desplazamiento internacional durante la pandemia de Covid-19: relato de experiencia. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2022, v. 26 [Accedido 20 Abril 2025], e210679. Disponible en: <https://doi.org/10.1590/interface.210679 https://doi.org/10.1590/interface.220157>. Epub 01 Jun 2022. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.210679.
scite shows how a scientific paper has been cited by providing the context of the citation, a classification describing whether it supports, mentions, or contrasts the cited claim, and a label indicating in which section the citation was made.