PBL (Problem-Based Learning)
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1120,21,22,23,24,25,26,27,28,29,30
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Estratégia de ensino baseada na abordagem de uma problemática por um pequeno grupo mediado por um tutor. Inicialmente, há uma leitura para esclarecimento de termos e listagem de problemas, seguida de um brainstorming e reformulação dos objetivos. Ao final, o caso é apresentado, com possíveis entendimentos e resoluções. |
Interação ensino-serviço-comunidade |
92,25,31,32,33,34,35,36,37
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Estratégia de ensino que consiste em alocar os discentes para experienciar os cenários de trabalho dos serviços de saúde em seu funcionamento e complexidades, amparados por discussões teóricas mediadas por um tutor docente, responsável pela introdução dos alunos no cenário de prática. Após atuarem como observadores, os estudantes produzem ao final uma intervenção na comunidade e/ou no serviço por meio do conhecimento teórico. |
Portfólio |
423,38,39,40
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Ferramenta de ensino que fomenta o registro das impressões e análises críticas sobre os conteúdos e vivências experienciados pelos discentes por meio do processo de aprendizagem e de seus conhecimentos prévios. É um espaço que influencia criatividade e reflexões sobre os conteúdos apresentados nas aulas, com correlação no cenário profissional. |
Fórum de debates virtuais |
341,42,43
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Ambientes virtuais abertos onde um moderador inicia uma discussão e os demais participantes são convidados a interagir, argumentar e enriquecer o debate sobre determinado tema. |
Jogos educativos digitais |
223,44
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Ferramenta digital utilizada como meio de apoio ao ensino teórico, a qual utiliza as tecnologias digitais para elaborar desafios lúdicos sobre a forma de jogos para testar e consolidar o aprendizado prévio. |
Cine-educação |
145
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Estratégia de ensino que consiste na exibição de produções audiovisuais para abordar um determinado tema. |
Diagrama de controle |
146
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Ferramenta utilizada na construção de um modelo para análise e compreensão da distribuição da incidência de agravos. Assim, faz que os alunos se familiarizem com conceitos da epidemiologia e da importância do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). |
Construção de infográficos |
147
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Estratégia de ensino baseada no desenvolvimento de habilidade de comunicação, na promoção em saúde por meio do aprendizado da utilização de informações verbais e visuais de certo conteúdo, de forma lógica e com leitura rápida. |
Júri simulado |
16
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Reprodução de uma situação problemática, na qual os discentes são divididos em grupos que argumentam em lados opostos sobre a abordagem a ser instituída para resolução do objeto do debate; outro analisa qual é a melhor solução e um discente faz a função de juiz ao mediar o debate e gerar perguntas norteadoras para júri. |
Monitoria |
148
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Estratégia de ensino voltada ao estágio e ao experimento na área da docência por discentes que prestam assistência a professores durante a realização das atividades voltadas à educação. |
Organograma |
123
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Ferramenta utilizada na construção de um modelo visual para compreensão das estruturas e instâncias de funcionamento do SUS. |
Projeto aplicativo |
149
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Projeto que consiste na caracterização de territórios por meio de dados epidemiológicos e da aplicação de recursos por pequenos grupos de discentes. O objetivo final é gerar uma análise comparativa para que haja um debate sobre o contraste de realidades. |
Role-play
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130
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Técnica de ensino na qual o docente convida os alunos a atuarem, interpretando e se colocando em cenários de uma determinada problemática. O discente deixa o local de observador e passa a refletir sobre a situação de uma perspectiva diferente. |
Student centered video assignment |
112
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Estratégia de ensino que consiste em fazer os alunos explorarem um determinado tema de Saúde Pública. Nela, buscam-se possibilidades e potencialidades, seguidas da produção de um vídeo multimídia para realização da promoção em saúde a usuários do serviço de saúde. |
TBL (Team-Based Learning) |
150
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Estratégia de ensino baseada no trabalho em equipe, comunicação e argumentação. Inicialmente, é instituída uma leitura primária sobre o tema abordado, seguida da realização da resolução de questões de múltipla escolha num cenário individual e, posteriormente, mediado por discussão em pequenos grupos. A consolidação é realizada por meio de discussão das dúvidas e feedback. |