Acessibilidade / Reportar erro

Uso de estratégias inovadoras no ensino da Saúde Coletiva nas graduações da área da Saúde: uma revisão de escopo

Use of innovative strategies in teaching public health on health degree courses: a scoping review

Uso de estrategias innovadoras en la enseñanza de la Salud Colectiva en las graduaciones del área de la salud: una revisión del alcance

A Saúde Coletiva percebe a saúde como resultado de conjunturas sociopolíticas e econômicas. A aplicação de seus conceitos pelos estudantes dessa área pode ampliar a garantia de direitos fundamentais. Assim, o presente artigo objetiva mapear quais são as estratégias de ensino inovadoras que têm sido utilizadas no ensino da Saúde Coletiva em cursos de Graduação da área da Saúde. Trata-se de revisão de escopo realizada em setembro de 2022 em 12 fontes de pesquisa, que totalizou uma amostra de 37 publicações. Em número de publicações, o Brasil se destacou, seguido de países de língua inglesa, bem como os cursos Medicina, Enfermagem e Odontologia. Estratégias que valorizam a construção do conhecimento, a criticidade e a autonomia do aluno foram maioria, refletindo demandas contemporâneas e quebras de paradigmas nas últimas décadas na saúde.

Palavras-chave
Saúde pública; Ensino; Ciências da saúde


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br