O presente estudo objetivou analisar a telenovela “O caminho do meio” como estratégia de educação alimentar nutricional e a sua relação com os processos de aprendizagem inventiva e com a produção de novos modos de subjetivação. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com 15 frequentadores de um restaurante popular, por meio de: (1) visualização da telenovela “O caminho do meio”, com duração de 46 minutos; e (2) entrevista individual realizada com um roteiro previamente estruturado. Após gravação, transcrição e análise de conteúdo dos discursos emergiram três categorias: (1) a telenovela e as experiências de vida dos frequentadores do restaurante popular; (2) a telenovela: cenas, personagens e mensagem; (3) novas percepções e tendências relacionadas à alimentação e ao estilo de vida. A experimentação com a telenovela forneceu uma aprendizagem inventiva e a produção de novos modos de subjetivação.
Palavras-chave Educação alimentar e nutricional; Pesquisa qualitativa; Experiência estética; Telenovela; Políticas públicas de saúde