Resumo
Processos formativos para fortalecer a segurança alimentar e nutricional (SAN) como política são demandas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Objetivamos descrever e analisar práticas educativas desenvolvidas pelos docentes, visando refletir e propor ajustes para aprimorar o processo formativo a distância em SAN no contexto da CPLP. O curso foi composto por alunos do Brasil; Cabo Verde; Moçambique e São Tomé e Príncipe. A pesquisa é aplicada, teve abordagem qualitativa e natureza descritiva e explicativa, empregando videoaulas como materiais de estudo, principalmente, com base na Análise Textual Discursiva. A proposta indica que cursos de mesma natureza requerem da gestão educacional formação docente; reconhecimento do conhecimento dos discentes; inserção de dialogia nas videoaulas; oferecimento de atividades locais capazes de gerar compreensão da realidade; criação de sequência para elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC); e desenvolvimento do TCC visando à transformação da realidade.
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Educação a distância; Práticas educativas; Segurança alimentar e nutricional