20031717. Yoo MS, Yoo Y The effectiveness of standardized patients as a teaching method for nursing fundamentals. J Nurs Educ. 2003; 42(10):444-8.
|
Yoo MS, Yoo Y |
Coreia do Sul |
quarenta estudantes de graduação em enfermagem |
Quase experimental |
Habilidades (procedimentos, comunicação) |
OSCE
|
20051818. Baez A. Development of an objective structured clinical examination (OSCE) for practicing substance abuse intervention competencies: an application in social work education. J Soc Work Pract the Addict. 2005; 5(3):3-20.
|
Baez A. |
Estados Unidos da América |
Estudantes de graduação de serviço social |
Descritivo |
Habilidades (entrevista e tomada de decisão) |
OSCE |
20061919. Quest TE, Ander DS, Ratcliff JJ. The validity and reliability of the affective competency score to evaluate death disclosure using standardized patients. J Palliat Med. 2006; 9(2):361-70.
|
Quest TE, Ander DS, Ratcliff JJ. |
Estados Unidos da América |
37 alunos de graduação em medicina |
Observacional, prospectivo |
Habilidades (comunicação em notícias de morte) |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20092020. Varga CRR, Almeida VC, Germano CMR, Melo DG, Chachá SGF, Souto BGA, et al. Relato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina. Rev Bras Educ Med. 2009; 33(2):291-7.
|
Varga CRR, Almeida VC, Germano CMR, Melo DG, Chachá SGF, Souto BGA et al. |
Brasil |
Estudantes de graduação em medicina |
Relato Reflexivo |
Habilidade (comunicação) |
OSCE |
20092121. Kurz JM, Mahoney K, Martin-Plank L, Lidicker J. Objective structured clinical examination and advanced practice nursing students. J Prof Nurs. 2009; 25(3):186-91.
|
Kurz JM, Mahoney K, Martin-Plank L, Lidicker J. |
Estados Unidos da América |
37 estudantes de pós-graduação em enfermagem |
Quase experimental |
Habilidades (procedimentos, comunicação) |
OSCE |
20102222. Jarzemsky P McCarthy J, Ellis N. Incorporating quality and safety education for nurses competencies in simulation scenario design. Nurse Educ. 2010; 35(2):90-2.
|
Jarzemsky P, McCarthy J, Ellis N. |
Não descreve |
Estudantes de graduação em enfermagem |
Relato de experiência |
Conhecimentos, habilidades e atitudes |
Cenário simulado |
20112323. Carvalho IP Pais VG, Almeida SS, Ribeiro-Silva R, Figueiredo-Braga M, Teles A, et al. Learning clinical communication skills: outcomes of a program for professional practitioners. Patient Educ Couns. 2011; 84(1):84-9.
|
Carvalho IP, Pais VG, Almeida SS, Ribeiro-Silva R, Figueiredo-Braga M, Teles A et al. |
Portugal |
25 profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas) |
Quase experimental |
Habilidades (comunicação) |
Cenário simulado |
20112424. Armstrong KJ, Walker S, Jarriel AJ. Standardized patients, part 3: assessing student performance. Int J Athl Ther Train. 2011; 16(4):40-4.
|
Armstrong KJ, Walker S, Jarriel AJ. |
Estados Unidos da América |
Estudantes graduação em medicina |
Descritivo |
Habilidades (relacionamento com a equipe de saúde, clínicos e comunicação) |
Cenário simulado |
20112525. Cates LA, Wilson D. Acquisition and maintenance of competencies through simulation for neonatal nurse practitioners: beyond the basics. Adv Neonatal Care. 2011; 11(5):321-7.
|
Cates LA, Wilson D. |
Estados Unidos da América |
Enfermeiras neonatais |
Relato de experiência |
Aquisição e manutenção de competências |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20112626. Kubota Y, Yano Y, Seki S, Takada K, Sakuma M, Morimoto T, et al. Assessment of pharmacy students'communication competence using the roter interaction analysis system during objective structured clinical examinations. Am J Pharm Educ. 2011; 75(3):1-6.
|
Kubota Y Yano Y, Seki S, Takada K, Sakuma M, Morimoto T et al. |
Japão |
nove estudantes de graduação e 6 estudantes de pós-graduação em farmácia |
Quase experimental |
Competência (comunicação) |
OSCE |
20122727. Young KH, Eun K, Lee ES. Effects of simulation-based education on communication skill and clinical competence in maternity nursing practicum. Korean J Womem Health Nurs. 2012; 18(4):312-20.
|
Young KH, Eun K, Lee ES. |
Coreia do Sul |
73 alunos de graduação em enfermagem |
Quase experimental |
Habilidades (comunicação) Competência clínica |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20122828. Waterval EME, Stephan K, Peczinka D, Shaw A. Designing a process for simulation-based anual nurse competency assessment. J Nurses Staff Dev. 2012; 28(6):274-8.
|
Waterval EME, Stephan K, Peczinka D, Shaw A. |
Estados Unidos da América |
Multidisciplinar |
Relato de experiência |
Habilidades e competências clínicas |
Cenário simulado |
20122929. Hinton JE, Mays MZ, Hagler D, Randolph P DeFalco N, Kastenbaum B, et al. Measuring post- licensure competence with simulation: the nursing performance profile. J Nurs Regul. 2012; 3(2):45-53.
|
Hinton JE, Mays MZ, Hagler D, Randolph P, DeFalco N, Kastenbaum B et al. |
Estados Unidos da América |
21 estudantes de graduação em enfermagem |
Relato de experiência |
Competência (segurança do paciente) |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20143030. Hsu LL, Huang YH, Hsieh SI. The effects of scenario-based communication training on nurses'communication competence and self-efficacy and myocardial infarction knowledge. Patient Educ Couns. 2014; 95(3):356-64.
|
Hsu LL, Huang YH, Hsieh SI. |
Taiwan |
122 profissionais de enfermagem |
Experimental |
Competência (comunicação) Autoeficácia Performance do atendimento |
OSCE |
20143131. Eun K, Kim HY Effects of multi-mode simulation learning on nursing students'critical thinking disposition, problem solving process, and clinical competence. Korean J Adult Nurs. 2014; 26(1):107-16.
|
Eun K, Kim HY |
Coreia do Sul |
65 estudantes de graduação em enfermagem |
Quase experimental |
Pensamento Crítico Resolução de Problemas Competência Clínica |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20143232. Franklin AE, Sideras S, Gubrud-Howe P, Lee CS. Comparison of expert modeling versus voice-over powerpoint lecture and presimulation readings on novice nurses'competence of providing care to multiple patients. J Nurs Educ. 2014; 53(11):615-22.
|
Franklin AE, Sideras S, Gubrud-Howe P, Lee CS. |
Estados Unidos da América |
vinte profissionais de enfermagem |
Experimental |
Habilidades (técnicas, segurança do paciente, exame físico, administração de medicamentos, comunicação e liderança) |
Cenário simulado de alta fidelidade |
20143333. Milner KA, Watson SM, Stewart JG, Denisco S. Use of Mini-CEX tool to assess clinical competence in family nurse practitioner students using undergraduate students as patients and doctoral students as evaluators. J Nurs Educ. 2014; 53(12):719-20.
|
Milner KA, Watson SM, Stewart JG, Denisco S. |
Não descreve |
28 estudantes de graduação em enfermagem |
Descritivo |
Habilidades (exame físico, profissionalismo, raciocínio crítico, comunicação, organização e eficiência), Competência clínica |
OSCE |
20153434. Watts PI. A grounded theory model for faculty evaluation of nursing student performance during a simulation [dissertação]. Alabama: Faculty of The University of Alabama at Birmingham; 2015.
|
Watts PI |
Estados Unidos da América |
vinte instrutores de enfermagem que trabalham com simulação clínica |
Teoria fundamentada |
Competência na administração de medicamentos, de oxigênio e avaliação física |
Cenário Simulado |
20153535. Bodamer C, Feldman M, Kushinka J, Brock E, Dow A, Evans JA, et al. An internal medicine simulated practical examination for assessment of clinical competency in third-year medical students. Simul Healthc. 2015; 10(6):345-51.
|
Bodamer C, Feldman M, Kushinka J, Brock E, Dow A, Evans JA et al. |
Estados Unidos da América |
349 estudantes de graduação medicina |
Quase experimental |
Conhecimento Habilidades clínicas para o diagnóstico Julgamento clínico e tomada de decisão |
OSCE |
20153636. Franco CAGS, Franco RS, Santos VM, Uiema LA, Mendonça NB, Casanova AP, et al. OSCE para competências de comunicação clínica e profissionalismo: relato de experiência e meta-avaliação. Rev Bras Educ Med. 2015; 39(3):433-41.
|
Franco CAGS, Franco RS, Santos VM, Uiema LA, Mendonça NB, Casanova AP et al. |
Brasil |
16 estudantes de graduação medicina |
Observacional, transversal |
Competência de comunicação clínica Postura profissional do médico |
OSCE |